IBRO – Instituto Brasileiro de Oratória – Rodrigo Moreira

87

Rodrigo Moreira

Olá! Eu sou o Rodrigo Moreira, comecei minha vida de orador no ensino médio, no início da década de 90. Era destemido para falar – apresentava todos os trabalhos e não tinha medo de levantar da cadeira e falar em público. Só que falava na raça, na boa vontade e na disposição de ajudar o grupo do qual fazia parte. Eu me formei em Fonoaudiologia em 1996. Iniciei minha carreira clínica como parte de uma equipe de médicos otorrinolaringologistas. Recebia desses médicos pacientes para tratamento de voz e fala, realizava o tratamento necessário e me limitava a isso. Ainda não tinha o conhecimento do que caracteriza uma excelente oratória.

Certa vez recebi para tratamento um professor rouco. Ensinei a ele exercícios vocais, visando a melhorar sua voz. Felizmente o tratamento foi um sucesso, ou seja, a voz do professor voltou ao normal, mas sua aula, não! Ele precisava falar melhor e me pediu ajuda. Foi aí que resolvi me especializar por conta própria em oratória. Comprei todos os livros disponíveis sobre o assunto e fui estudar, para ajudar aquele professor a falar melhor. Foram noites e noites estudando e refletindo sobre a melhor forma de ajudá-lo a ter uma performance melhor em sua comunicação interpessoal.

Após viver essa experiência como fonoaudiólogo, percebi que não só os professores precisam falar melhor, mas também os executivos, os estudantes universitários, os advogados, os empreendedores e todos os profissionais que lutam por aprimorar suas habilidades comportamentais a fim de conseguirem uma melhor colocação no mercado de trabalho. Surgiu, assim, o fonoaudiólogo e professor de oratória Rodrigo Moreira.

Hoje em dia tenho a satisfação de dizer que já treinei mais de 5 mil alunos das mais diversas profissões e níveis de escolaridade, além de ser formador de fonoaudiólogos para ensinar oratória.

IBRO

Recentemente criei o IBRO – Instituto Brasileiro de Oratória -, que estimula as ideias de que a oratória deve ser oferecida o quanto antes na educação brasileira e de que o profissional habilitado para ensinar oratória é o fonoaudiólogo, pois além de ensinar as técnicas de oratória é capaz de fazer um diagnóstico e tratamento dos distúrbios de voz e da fala. Seja bem-vindo ao mundo da oratória!!!

IBRO e o 13CGP

O fonoaudiólogo e professor de oratória Rodrigo Moreira é parceiro do 13º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG! Os voluntários do #13CGP recebem um treinamento de comunicação interpessoal em público, para que possam realizar as apresentações das palestras do congresso com mais confiança e com técnicas de oratória!