Fishbowl: “Mundo VUCA: sobrevivendo ao mundo novo!?”

72

O mundo atual apresenta um cenário adverso de grande volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Sendo assim, o profissional cada vez mais irá se deparar com desafios que só poderão ser superados através do desenvolvimento de habilidades específicas.

Esse será o tema abordado no Fishbowl “Mundo VUCA: sobrevivendo ao mundo novo!?”, que será conduzido pelos palestrantes Alessandra Alkmim e Juan Bernabó no 13º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG.

Como funcionará o Fishbowl?

  • O Fishbowl será iniciado com 4 cadeiras sendo 2 ocupadas pelos palestrantes Alessandra Alkmim e Juan Bernabó e 2 cadeiras vazias.
  • Durante toda a discussão, uma cadeira deverá sempre estar vazia.
  • O tema abordado será “Mundo VUCA: sobrevivendo ao mundo novo!?”.
  • Os congressistas que quiserem participar da discussão deverão sentar-se em uma cadeira vazia. Quando a última cadeira for ocupada, um dos participantes deixa voluntariamente a discussão, mantendo sempre uma cadeira vazia, tornando possível que os outros participantes entrem na discussão a qualquer momento.
  • Quem deixará uma cadeira? Qualquer um dos 4 participantes! Isso mesmo, um dos palestrantes poderá, temporariamente, ceder espaço para que os congressistas debatam o assunto entre si, retornando posteriormente ao palco!

Os palestrantes

Alessandra Alkmim é mestranda em Gestão em Educação Superior na UCES (Buenos Aires), educadora criativa, palestrante, professora de turmas de MBA, escritora, conteudista, articulista de diversos blogs, facilitadora Learning 3.0 e mentora certificada. Atualmente é presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da ACMinas, membro do Grupo Mulheres do Brasil (Núcleo Educação BH), diretora de Inovação da ABRH-MG. Revisou e escreveu o prefácio do livro “Os Desafios dos Professores em Sala de Aula” (autor Eduardo Carolino), contribuiu com um capítulo no livro “A Simbiose da Multitarefa” do autor Lucas Veríssimo (Tema: Criatividade). Alessandra é uma Impulsionadora de Conexões Autênticas.

Juan Bernabó foi hacker, empreendedor digital precoce, unschooler, viveu o início dos home computers, dos bbs, da internet, do linux, do software livre, da orientação a objetos, da web, de Agile, do lean startup, do bitcoin, em 2006 trouxe o Scrum para o Brasil, mas acredita que ainda não viu nada comparado ao que está por vir. Hoje ele se dedica a hackear organizações, mudando o paradigma de gestão, acelerando a adoção do futuro e acredita que a grande mudança neste século é que as organizações vão passar ser otimizadas para buscar valor e adaptação ao invés de custo e eficiência como no século passado.

O que você está esperando? Corra e faça sua inscrição!