Pratique Doar Sangue

484

Você já pensou em usar o gerenciamento de projetos para apoiar uma causa social? Plano de projeto, identificação de partes interessadas, premissas, riscos, orçamento, cronograma… Tudo que usamos no mundo corporativo pode, também, ser usado em outros tipos de projetos e, por que não para salvar vidas?

Pratique Doar Sangue

O projeto da Campanha Pratique Doar Sangue – inspirado na Campanha Pedalando Pela Vida, de Gravatal/SC – é uma iniciativa de um grupo de voluntários, a maioria ciclistas de BH e da região metropolitana – sendo dois destes ciclistas gerentes de projetos, ambos certificados PMP® inclusive – para unir grupos de ciclismo e, através de passeios ciclísticos, conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.

Atualmente no Brasil, apenas 1,8% da população doa sangue, quando o ideal é que 5% doasse. A Campanha Pratique Doar Sangue busca a conscientização da sociedade por meio da organização de passeios ciclísticos e eventos esportivos sobre a importância de ser um doador de sangue”, que além de um ato de amor, é um ato de cidadania.

O projeto apoia a plataforma “Partiu Doar Sangue”, que através de um site e um aplicativo permite conectar doadores de sangue àqueles que necessitam de uma doação.

O case é um exemplo perfeito para a afirmação de que o Guia PMBOK® é um conjunto de melhores práticas sobre gerenciamento de projetos e que o uso de todos os seus processos não é obrigatório! Dependendo da complexidade, apenas um subconjunto dos processos pode ser suficiente!

Com muita satisfação por ver o gerenciamento de projetos ser usado em uma causa tão nobre, o 13º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG convida você a conhecer de perto o case do projeto da Campanha Pratique Doar Sangue!

Palestrantes

Henrique Coelho é amante do Ciclismo, Muay Thai e esportes ao ar livre. Possui as certificações CSM da Scrum Alliance e PMP do PMI. Formado em Ciência da Computação pela PUC Minas, tem MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Mineira de Cultura. A mais de 20 anos no mercado de TI, trabalhou em empresas do setor bancário, siderúrgico e governo. Hoje trabalha com UX (User Experience) e Gestão de Projetos no SERPRO.

Paula Coelho é amante do Ciclismo. Possui certificação PMP do PMI. Doutoranda em Inovação Tecnológica pela UFMG, mestra em Ciência da Computação, na área de Inteligência Artificial aplicada à Educação de Gerenciamento de Projetos, pela UFPE e graduada em Ciência da Computação, pela PUC Minas. Possui experiência em Gerenciamento de Projetos há 19 anos, com 29 de experiência na área de TI, atuando inclusive como analista de sistemas e desenvolvedora, além de habilidades na condução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) em Universidades.  Atualmente é Gerente de Negócios e Projetos na Unidade EMBRAPII do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. É qualificada para aplicar e fornecer o diagnóstico do instrumento de perfil psicológico MBTI (Myers Briggs Type Indicator). Foi diretora do PMI Chapter Recife e executiva nomeada do PMI Chapter Minas Gerais.

Acompanhe, também, as redes sociais do Pratique Doar Sangue: