A arte da gestão de tempo

1074
gestão de tempo

A arte da gestão de tempo – No passado dia 25 de junho, em parceria com o PMI Minas Gerais Chapter, apresentamos pela segunda vez a versão em língua portuguesa da palestra: 3Ts for a better time management, (título original da palestra em língua inglesa), criada para atender a demanda da gestão de tempo a pedido do PMI Roménia Chapter no passado mês de novembro de 2019 e posteriormente, apresentada na plataforma do PMI – projectmanagement.com e foi então que surgiu a ideia de igualmente reproduzir em língua portuguesa a fim de partilhar igualmente na língua de Camões.

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.”
IN: escritas.org

Num momento em que a gestão do tempo é uma tarefa cada vez mais complicada, tempos de mudanças inesperadas, a pandemia que nos assola, bem como a necessidade de nos adaptarmos à novas realidades nas nossas vidas.

Esta palestra com foco no vértice de liderança do triangulo de talentos do PMI e versa na componente de gestão de tempo do líder e time e não do projeto como estamos habituados, apesar de ser partilhado conteúdos que visam otimizar a condução de projetos.

Nesta palestra partilhamos literatura acessória nas áreas de gestão e liderança com principal enfoque no suporte a priorização de atividades. Citando autores renomados como Tim Ferris, com a sua visão irreverente, David Allen, Michael Armstrong entre outros. Ferramentas que auxiliam a otimização de tempo e organização de atividades de projetos.

Criação de uma cultura e visão comum de blocos de tempo que nos permitem perceber que sendo focado e definindo objetivos conseguimos, a médio-longo prazo alcançar metas pessoais e profissionais.

Foi interessante o momento, de pesquisa relativo àquilo em que os atendentes da palestra manifestaram sobre o que fariam com o tempo livre; palavras como Descansar e Relaxar, o que comprova, que na mente das pessoas, está clara e inequívoca a necessidade de tempo para o repouso do corpo e da mente é necessário para uma boa performance, o estudo e autoconhecimento que demonstra o desejo de progresso moral e intelectual, bem como a saúde, que sem ela nada conseguimos atingir.

A screenshot of a cell phone

Description automatically generated

Este inquérito foi feito no início da palestra e curiosamente coaduna tão bem com o que foi abordado.

Ainda num outro inquérito (quadro abaixo) perguntamos à audiência como é que eles gerem o tempo, obtemos resultados

A screenshot of a cell phone

Description automatically generated

Não havendo uma receita mágica, idealmente devemos ter tempo na agenda para planear o nosso tempo, encontrando sempre o balanceamento para não cairmos no erro de gerir em demasia.

No final, acabamos por ter um momento de feedback, perguntas e respostas muito bom, onde a audiência colocou suas perguntas, seus conflitos entre a gestão de tempo individual e as urgências que surgem no dia a dia, a aplicação da gestão de tempo na área comercial entre outros.

Por último gostaria de manifestar minha gratidão ao PMI Minas Gerais Chapter e todos os voluntários que estiveram envolvidos na organização deste evento, que mesmo em face a imprevistos de última hora, fizeram este grande momento tornar-se possível.

Texto Ivan Moreira