A economia baseada em projetos – o PMI de cara nova

756
project economy

Em tempos que a expressão VUCA (volatility, uncertainty, complexity e ambiguity) está em voga para denominar o que passamos no momento, o PMI, em seu aniversário de 50 anos de existência, se redescobre e propõe mudanças para uma visão de futuro cada vez mais clara e nova. Se baseando na nova forma de trabalhar das organizações e pessoas, que estão circulando em torno de um portfólio de projetos, criando uma economia baseada em projetos. No PMI, chamamos essa nova maneira de trabalhar “Project Economy” (Economia de Projetos).

Economia de Projetos

O mote do Project Economy motiva a não termos medo de tentar novas abordagens. Nós abastecemos a Economia de Projetos, fortalecendo a sociedade ao capacitar organizações e empoderar indivíduos para transformarem ideias em realidade.

Pois somos DESTEMIDOS aprendemos com nossas falhas e nos movemos para a frente, abrindo caminho para aqueles corajosos, como nós, fazerem o mesmo. Somos BRILHANTES E queremos iluminar e energizar as pessoas para fazer a diferença em suas carreiras e causar impacto em suas comunidades. Somos ESTIMULANTES, pois buscamos entender o que nossa comunidade precisa, ajudando as pessoas a chegarem onde querem ir e comemorando com elas ao longo de suas jornadas.

Para simbolizar e impactar ainda esta dirsupção, o PMI reestruturou sua identidade visual, pois esta é uma das primeiras coisas que ajuda a definir uma organização e sua visão.

A nova identidade visual do PMI carrega uma linguagem através de símbolos que representam as qualidades necessárias para se fazer parte do Project Economy: colaboração, determinação, mudança, inovação, trabalho em equipe, resultados, crescimento, visão e comunidade.

Cada uma dessas qualidades foram representadas com um símbolo único, cujo conjunto completo cria uma linguagem que será adotada ao longo do tempo, à medida que gradualmente começarmos a nos familiarizar com o significado por trás de cada símbolo. Veja abaixo:

Colaboração

Não podemos fazer isso sozinhos. Ao nos juntarmos com um colega, cliente, empresa ou organização sem fins lucrativos, cada um de nós traz algo único para o projeto. E somos fortalecidos quando trabalhamos juntos.

Inovação

Novas ideias. Novos Produtos. Novos métodos. Transformação constante é o que ajuda enfrentarmos novos problemas e encontrarmos novas soluções. Sabemos que o mundo não é igual para todos. Traremos novas abordagens para que o cotidiano possa se adequar constantemente, tornando o mundo melhor para todos.

Crescimento

Mudança e transformação, ainda que por vezes desconhecidas, estimulam o progresso. Seja por desenvolvimento de habilidades ou expansão organizacional, o crescimento traz novas oportunidades em nossa economia e contribui para um bem comum.

Determinação

Às vezes, os projetos seguem o planejado. Na maioria das vezes, não. A perseverança é necessária para concluir qualquer projeto e entregar com sucesso resultados que farão diferença no mundo.

Trabalho em equipe

Os projetos são entregues por pessoas, mas os vencedores são entregues por times. Bons projetos dependem de pessoas que saibam trabalhar juntas e que contribuam para agregar valor ao projeto, tornando a equipe mais forte.

Visão

Isso pode significar ser não-convencional. Pode significar ter novas idéias para resolver novos desafios. Trata-se de perspectiva, vendo o quadro geral e a capacidade de criar soluções para hoje que serão sustentáveis ​​para gerações vindouras.

Mudança

A disrupção não é  algo novo. É constante. Aprender a navegar em mudanças é inerente ao nosso crescimento e nos desafia para nos evoluir continuamente. Maiores desafios trazem maior satisfação em retribuir.

Entregas

Celebramos não apenas o processo, mas o impacto positivo que os projetos, em todo o mundo, tem na sociedade. Estamos mundando o mundo para melhor, em um projeto de cada vez.

Comunidade

As pessoas que fazem parte do nosso mundo fazem dele o que é hoje. Nossa comunidade é um dos nossos bens mais valiosos. Celebramos e continuamos dando as boas vindas a todos que desejam se juntar a nós e fazer do mundo um lugar melhor.

Próximos 20 anos

O PMI está ávido mesmo é pelos próximos 50 anos. Transformação, essa é a palavra. Ela está realmente acontecendo com a vinda de novos parceiros, como o Disciplined Agile, novas certificações, novas regras, novas formas de cobrança, enfim, tudo vem mudando.

Olhar para o futuro e vivenciar todos esses novos conceitos, habilidades, tecnologias, conhecimento. Trazer para vocês coisas novas, diferentes, intrigantes e que façam vocês ficarem incomodados. E incomodados, buscamos saídas cada vez mais criativas.

O PMI-MG também não ficará para trás. Em seus 20 anos buscamos acompanhar as mudanças do mundo e do PMI. Como exemplo, trouxemos diversos workshops com conceitos ágeis, webinar sobre assuntos do momento, mas também sem largar nossas origens, trazendo preparatórios para certificação ACP e PMP. Muita coisa bacana, sempre olhando pra frente em busca do novo.

E esse novo já está ai na porta, batendo com toda força e passando por cima de quem não se prepara e se melhora constantemente!

Nosso sucesso está enraizado na colaboração, cresce através da determinação e é testado com mudança constante. Esses elementos juntos transmitem o que está no coração do PMI-MG.

Então, conseguem se enxergar nisso? Conseguem se ver encaixando nesse novo conceito e novo futuro?

Se sim, então:

Sejam bem-vindos aos próximos 20 anos do PMI-MG!

Texto: Leonardo Carvalho e Maíra Matos – adaptado do Visual Identity Guidelines Version 1.0 do PMI.