[GP EM FORMA] Os gerentes de projetos e os aspectos psicossociais: Porque se engajar em grupos de exercícios físicos durante o isolamento social

702
aspectos psicossociais

No texto abaixo, Cristina Carvalho de Melo vai falar um pouco sobre os aspectos psicossociais e como a prática de exercícios ajuda tanto nos aspectos físicos do corpo quanto nos nossos aspectos mentais e sociais. Em plena pandemia, a gente precisa entender como se relacionar com outras pessoas (mesmo pela internet) e como isso pode fazer bem para nossa saúde, não é mesmo?!

Esperamos que goste do texto abaixo. Mas não se esqueça de ouvir o Podcast Episódio 03 sobre esse assunto, ele também está muito bom!

As atividades físicas

Não é novidade na literatura científica e na literatura geral que o exercício físico possui diversos benefícios para os indivíduos. Muito se divulga a respeito dos benefícios físicos e estéticos da prática regular de exercícios, porém muitos profissionais deixam de destacar os benefícios psicossociais que o mesmo pode proporcionar.

Grande parte dos estudos científicos é voltada para aspectos relacionados à força, flexibilidade, postura, lesões, patologias, dor, dentre outros… Não há nada de errado com isso, afinal estes benefícios realmente existem e são extremamente importantes, porém sendo o indivíduo biopsicossocial é essencial que este seja pensado de maneira completa e que os aspectos positivos dos exercícios físicos sejam pensados também dentro dos domínios psicológicos e sociais.

As demandas dos GPs

Falando especificamente sobre o dia a dia dos gerentes de projetos, sabemos que as demandas são várias: muitos projetos, muitas pessoas e muitas tarefas a se administrar! Mas como encontrar tempo para cuidar de si? Cuidando de tantas demandas, muitas vezes se torna quase impossível achar um tempo para você, não é mesmo?

Tenho uma notícia um pouco dura: se você não parar para cuidar da sua saúde, uma hora a vida te para! Contudo, vamos falar de coisa boa, pois sei que se você ainda não encontrou um tempinho para se exercitar, os dados a seguir te motivarão a se engajar…

Os benefícios das atividades físicas

O exercício físico influencia positivamente a saúde ocupacional, reduzido os níveis de absenteísmo, reduz o estresse no trabalho e do trabalhador, auxilia na melhoria dos aspectos psicossociais, aumenta a saúde física, mental e/ou social do trabalhador, contribui para uma melhor qualidade de vida, melhora o estado de humor, reduz o nível de estresse percebido, eleva a atenção, reduz a ansiedade, aumenta os níveis de autoeficácia geral e estado de saúde emocional percebido (Boix et al., 2018; Boix et al., 2014).

Estes autores ainda reforçam que dentre as possíveis estratégias para lidar com riscos psicossociais associados ao trabalho é importante incluir o exercício físico, pois ele é a opção mais simples e econômica para melhorar a saúde, o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores. Uma vez que permitirá o controle de emoções negativas, contribuindo para um enfrentamento mais adequado de possíveis eventos estressantes.

Aspectos psicossociais

Em tempos de isolamento social, voltar nossos olhares para os aspectos psicossociais é de extrema importância, pois uma mente doente pode adoecer o corpo e comprometer toda a qualidade de vida, comprometendo o resultado do nosso trabalho. A diminuição ou falta de bem-estar psicológico e/ou social pode, também, gerar sentimentos negativos e desencadear quadros depressivos.

É fato que não podemos frequentar os estúdios e academias neste momento, porém ao nos engajar em grupos existentes em redes sociais, participar de desafios e nos relacionar com outras pessoas comprometidas com os mesmos objetivos que os nossos, mesmo que virtualmente, estaremos estimulando sensações e sentimentos positivos que poderão contribuir para o bem estar físico e psicológico geral, colaborando para uma melhor saúde mental.

A transformação

O essencial nesse momento é respeitar seus limites e estabelecer metas reais e atingíveis, pois a sensação de realização e sucesso gerará emoções positivas! Lembre-se que você é um ser único que possui sua individualidade bilógica e atual nível de adaptação, portanto esteja sempre atento e respeite seu próprio ritmo!

Por fim… Permita-se viver essa experiência e estabelecer novos laços e novos conceitos de pertencimento! O ato de se envolver e pertencer a novos grupos, estabelecendo novas afinidades, pode dar um novo sentido aos seus dias e gerar uma nova força em tempos tão difíceis, um dia você será a inspiração de alguém e no outro você achará um motivo de inspiração… E em todo esse cenário, o exercício físico pode estar com você se tornando um estilo de vida capaz de transformar seu corpo e sua mente!

Podcast

Os links para ouvir nossos Podcasts são esses:

https://open.spotify.com/show/2tysNlaMApmPR8aaVvZNwy

https://radiopublic.com/gpemforma-We01VL

https://pca.st/6cf5ho9g

https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8xZTM5ZjMzYy9wb2RjYXN0L3Jzcw==

https://anchor.fm/gpemforma

https://www.breaker.audio/gpemforma

Aproveite para curtir, comentar e pedir temas. Estamos esperando seu retorno.

GAME PMI-MG – Prelúdio

Lembrando que quanto mais compartilhamentos e curtidas o podcast receber, mais pontos você ganha no ‘Game PMI-MG – Prelúdio’! O regulamento está aqui mesmo no nosso site (http://pmimg.org.br/blog/game-pmi-mg-preludio/), veja como acumular pontos e concorrer a uma cortesia para o 15º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança do nosso capítulo!!

Para registrar que você escutou o PodCast 03, é só clicar aqui [https://forms.gle/dpCKRvXFx9j5raxt5].

Aproveite também para registrar os pontos dos primeiros episódios clicando no link específico: PodCast 01 [https://forms.gle/XbwW5BvVWg4UVQ859] e PodCast 02 [https://forms.gle/mesAH3Q65N12TtdL7].Você poderá registrar os pontos dos episódios até que episódio 04 seja publicado! Então não espere muito porque os links de registro de pontos ficarão disponíveis por tempo limitado!

Por Cristina Carvalho de Melo