O que faz um Gerente de Projetos?

Todo mundo em algum momento na vida passa pela situação de ter que explicar com o que trabalha, seja para um parente distante ou para um desconhecido numa festa. Para nós, do mundo de projetos, essa tarefa pode ser ainda mais difícil. Cada área de trabalho ou estudo tem os seus jargões e palavras específicas, com o gerente de projetos não é diferente. No nosso caso, até as atividades só são entendidas dentro da nossa própria área. Como explicar para alguém que nunca ouviu falar de projetos que definimos escopo, aprovamos requisitos, gerenciamos riscos e fazemos a garantia da qualidade?

Parece impossível, mas não é. Basta lembrar que o projeto está no dia a dia de todas as pessoas: uma viagem, uma formação acadêmica, uma festa surpresa para alguém querido… Tudo isso é projeto, pois possuem as características que o definem: temporário, com início e fim definidos, único e com objetivos a serem alcançados.

Exemplificando

Muitas vezes, um exemplo faz tudo ficar mais fácil. Para realizar uma viagem para a praia, é preciso definir a data da viagem, quanto tempo vai durar, onde ficará hospedado, quantas pessoas irão, quanto de dinheiro pretende gastar, como chegar lá, até mesmo, qual o tipo de viagem quer fazer (descansar, conhecer pessoas, lugares…) e quais as expectativas para ela.

Após explicado isso, é preciso ir ao cerne da questão: “O que você faz, então?”. Nós somos capazes de aplicar nosso conhecimento, aliado a algumas ferramentas, para atingir os objetivos definidos, chegando ao resultado esperado. Minimizando os riscos e garantindo que tudo sairá como planejado.

Enfim

Ou seja, nós ajudamos a responder todas as questões, planejamos os passos, contratamos os serviços, tudo dentro do prazo e dos custos definidos, utilizando os recursos necessários, informamos o andamento das atividades, diminuímos o risco de tudo dar errado e garantimos que a viagem atenderá às expectativas.

O gerenciamento de projetos é isso, fazer todo o possível para que o objetivo seja atingido, dentro do prazo, conforme orçamento e com todas as definições necessárias para que o cliente fique satisfeito com a entrega/ produto final. Mas não é mágica, é aplicação de conhecimento e integração com a equipe.

No fim das contas, é isso que fazemos. (Ou tudo isso…)

Quer saber mais sobre o Gerenciamento de projetos? Não deixe de acompanhar nosso site e redes sociais, pois em breve teremos mais notícias sobre o 14º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança do PMI-MG.

Artigo de Clarice Palles