[Programa Mentoring Ciclo 2] Está em busca de orientação profissional?

2122
mentoring

O Programa Mentoring foi idealizado para contribuir com a evolução da carreira em gerenciamento de projetos. A nossa proposta será de realizar sessões 1:1, ou seja, sessões apenas entre um Mentor e um Mentorado, preferencialmente presencial para melhor direcionamento e troca de experiências.

O ciclo de mentoria será de 5 meses, as sessões devem ocorrer em intervalos de 15 dias de no mínimo 1h (acordado entre Mentor e Mentorado), as quais deverão ser organizadas pelo Mentorado conforme a agenda de ambos.

Ao longo do ciclo o Mentor e o Mentorado se comprometem a fornecer feedback  ao PMI-MG para aprimoramento do Programa de Mentoring e evolução da iniciativa para outros filiados.

O Programa Mentoring não tem fins lucrativos, portanto sem custos para o Mentorado. As vagas são limitadas (7 VAGAS), por este motivo a participação será de acordo com o preenchimento do formulário de inscrição para posterior análise e seleção dos inscritos pela organização com orientação dos seguintes critérios:

Mentorado  

● Ser filiado regular do capítulo PMI-MG*
● Ter experiência de mercado inferior a 3 anos na área de gerenciamento de projetos
● Desejo em construir carreira na área de gerenciamento de projetos
● Interesse sincero por trabalhar a mudança (sair da zona de conforto)
● Objetivo estabelecido (visão geral) previamente ao início dos trabalhos 
● Ser responsável por articular as agendas (Mentor / Mentorado)
● Humildade para obter feedback
● Ter disponibilidade durante todo o ciclo
● Enviar feedback com relação ao Programa sempre que solicitado
● Compartilhar ao final do ciclo depoimento de participação
*Filiação superior a 1 ano terá preferência.

Programa de Mentoria

● Datas de início e término definidas (5 meses) – previsão de início 16.Jul.20 e término 10.Dez.20.
● Vagas limitadas (7 VAGAS)
● Regras para Mentor e Mentorado definidos por ambos logo no primeiro encontro
● Sessões 1:1 (um mentor e um mentorado)
● Sessões com intervalos de 15 dias, com duração mínima de 1h (podendo ser ajustado conforme
necessidade)
● Orientado pelos princípios de confidencialidade e ética

Para orientar as atividades foi criado documento com REGULAMENTO do Programa Mentoring.

Clique aqui e confira o regulamento!

Os interessados deverão nos indicar qual mentor se identificou, conforme lista abaixo:

Fabio Henrique Souza Cardoso

Engenheiro Civil, Diretor de Operações na Precon Pré fabricados, Sócio na AC Engenharia e Project Management Professional (PMP), com mais de 18 anos de experiência em gestão de grandes obras e projetos.

Diretor responsável pelas Operações de produção, execução de obras, Suprimentos, Gestão de Contratos, Segurança e Qualidade na Precon Pré Fabricados, renomada e tradicional empresa especializada em construções industrializadas em concreto pré fabricado.

Empreendedor, negociador, com alta capacidade analítica e visão sistêmica, habilidoso líder e construtor de times de alto desempenho. Atua no desenvolvimento da estratégia empresarial, de soluções construtivas e de negócios. Conhecedor de técnicas industrializadas para execução de estruturas, privilegia sempre o atingimento dos melhores resultados de forma sistêmica, priorizando segurança, qualidade, caixa, custos, sustentabilidade, tecnologia e a satisfação dos clientes.

Estudioso e praticante de metodologias atuais de gestão de projetos, tais como gestão ágil e gestão de riscos. Membro atuante do Project Management Institute (PMI).

Atua em todo o Brasil, evidenciando-se participação de destaque em projetos importantes, tais como: estádios para a Copa do Mundo de 2014, recuperação da barragem de Santarém em Mariana para a Samarco, obras para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), duplicação da rodovia BR381, Shopping Centers e construções diversas para importantes empresas tais como: Vale, Petrobras, Fiat, Belgo Bekaert, Usiminas, Novo Nordisk, Unimed, Construcap, Odebrecht, e Vilma Alimentos. Especialista em montagem de elementos pré fabricados de concreto e em movimentações de cargas suspensas com gruas e guindastes.


Fernando Henrique Souza

Fernando é Mestre em Administração (MSc.), Especialista em Gestão Estratégica de Projetos (MBA), Especialista em Gestão Estratégica de Negócios (MBA), Pós-Graduado em Administração Empresarial, Bacharel em Sistemas de Informação.

 Possui certificação PMP® (Project Management Professional) pelo PMI, PMO-CP® pela PMO Global Alliance; e CSM® (Certified Scrum Master), CSPO® (Certified Scrum Product Owner) pela Scrum Alliance; KMP® (Kanban Management Professional) pela Lean Kanban University

 É o criador do Workshop Project Discovery, que implementa várias ferramentas do Mindset Ágil e de gestão de projetos.

 Têm experiência em Agile, e Gestão de Projetos, com a implantação de escritório de projetos, Squads e coordenação de cursos, tendo desempenhado diversas funções tais como: Gerente de Projetos, Programas e Portfólios, PMO, Scrum Master, Product Owner, Análise de Negócios e requisitos tendo atuado em grandes empresas de diversos setores, sendo o seu portfólio profissional constituído por: Ioasys (Localiza), TCE-MG; MRV (H3K, SQUADRA), INDG (STEFANINI), Banco Mercantil do Brasil, OCEMG, Sociedade Mineira de Cultura.

Atua como Professor desde 2012, nas graduações e Pós-Graduações de renomadas instituições de ensino, sendo seu portfólio acadêmico constituído por: PUC-MG; UNA, Newton Paiva, Pitágoras entre outras.

É autor e Coautor de diversos artigos, dentre eles, alguns participantes do XXIII ENANGRAD onde ganhou a premiação de melhor artigo da área de gestão de processos e qualidade;

Fernando é voluntário no PMI-MG: sendo Executivo Nomeado na Diretoria de Certificação e Desenvolvimento Profissional (biênio 17-18 e 15-16), atuando como instrutor dos Cursos Preparatórios para Certificação PMP® desde 2012; Tendo atuação na Diretoria de Programas no 11° Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos, do 7° ao 11° Congresso de Gerenciamento de Projetos de Minas Gerais.


Francisco Anisio Vidal Baggio

Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas – IETEC – 2014-2016; MBA Executivo – IBMEC – 2010-2011; Curso de Gestão Projetos – IETEC – 2007 (Certificação PMP em 2008); Pós-Graduação em Telecomunicações – PUC-PR – 1999; Engenharia Elétrica – UFPR – 1993-1997

Engenheiro Eletricista com solida carreira desenvolvida na área Engenharia e Gerenciamento, principalmente no setor de Energia, atuando em posições estratégicas e de liderança executiva em empresas de grande porte, tais como COPEL, Camargo Correa, Energ Power e SNEF Brasil.

Amplo conhecimento da área de Usinas Hidrelétricas, Subestações e Industrial com desenvolvimento de projetos, supervisão de montagem, comissionamento, gerenciamento de projetos e boa prospecção de resultados.

Participação de comitês internos e tomadas de decisões estratégicas em conjunto com as áreas Comercial, Financeira, Fiscal, Suprimentos, Construção e Recursos Humanos (Governança Coorporativa).

Experiência em planejamento e desenvolvimento de projetos de bens de capital, envolvendo gerenciamento de equipes, processos, custos e orçamentos, e outras demandas organizacionais.

 Professor curso de pós-gradução de Engenharia de Custos e Orçamentos no IETEC – disciplina Controle de Custos e Orçamentos.


Luciana D. March Detoie

Doutorado em Engenharia de Produção – UFMG – início: Mar/2019, prev. Término: Mar/2023

Especialização em Ergonomia e Projeto de Situações de Trabalho – UFMG – início: Ago/2018, prev. Término: Dez/2019

Certificação PMI em Project Management Professional (PMP) – 2011

Especialização em Transporte Ferroviário de Carga – IME – 2006

Mestrado em Arquitetura – Ênfase em Conforto Ambiental e Eficiência Energética – UFRJ – 2005

Graduação em Engenharia Civil– UFRJ – 2003

Extensa experiência em gestão de projetos, atuando nos setores público e privado. Gerente de projeto em áreas como mobilidade e grandes eventos, tendo atuado no projeto da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpico como funcionária do Governo do Estado do Rio de Janeiro (2013 a 2016). Além disso participou da implantação de Centro de Mobilidade na cidade do Rio de Janeiro (Projeto Olímpico Rio 2016).

Experiência na implementação de normas e procedimentos de controle, gestão de contratos e otimização de recursos em empresa de grande porte (MRS – 2005 a 2010 e Petrobrás – 2011 a 2013).

Atuação como líder de equipes na área de Transporte Ferroviário, com função de gerir pessoas e orçamento da área (elaboração e acompanhamento). Atuação na graduação em Engenharia Civil (2009 a 2011) e na capacitação para gestores públicos de programa federal de melhoria da gestão de transferências voluntárias (Gov. Estado RJ – 2017).

Atuou como pesquisadora na CTIT/UFMG mapeando processos e identificando indicadores de desempenho mais aderentes (2018 a 2019) e atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFMG.


Paula Salume

Administradora, formada pela PUC Minas, Mestre e Doutora em Administração. Tenho pós-graduação em Marketing e em Gestão de Projetos. Possuo certificação PMP® e atuo como voluntária do Project Management Institute [PMI®] – capítulo Minas Gerais desde 2014 e estou como Executiva Nomeada da Presidência nas gestões 2017-2018 e 2019-2020.

Possuo mais de 20 anos de experiência de mercado, dos quais destaco a minha atuação como diretora administrativo-financeira do Coleguium, grupo do segmento educacional, tendo participado da expansão da rede de ensino, por meio de implantação de novas unidades e fusões e aquisições. Ressalto também a minha jornada de 9 anos na Gasmig, empresa pública do setor de gás e petróleo, onde ocupei, dentre outros, os cargos de coordenadora de infraestrutura e analista de planejamento. Nesse período, além das atividades rotineiras, pude conduzir diversos projetos na área de facilities e de planejamento, neste caso, principalmente voltados para a inteligência de mercado e gestão de projetos.

Atuo na docência há 15 anos e entre 2006 e 2019 estive como professora e pesquisadora na PUC Minas, onde lecionei disciplinas sobre os temas Empreendedorismo, Inovação, Gestão de Projetos e Marketing. Além disso, coordenei o curso de Administração da PUC Minas Barreiro e os cursos de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos e MBA em Inteligência de Mercado.

A partir de 2020, estou como professora efetiva na Universidade Federal de São João del-Rei.

No ecossistema de startups, sou mentora e apoio iniciativas empreendedoras, especialmente no ambiente universitário.

Acredito que “quem ensina, aprende duas vezes” e sou adepta ao “lifelong learning”.

Considero-me uma pessoa com energia, focada e que entrega resultados. Desafios me movem! 


Pedro Paulo Coutinho

Especialista em Redes de Computadores e Bancos de Dados (PUC-MG) e graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (UNA-MG). Trabalha na Prodabel desde 1986, uma autarquia da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – PBH, exercendo o cargo de Analista do Escritório de Gestão de Projetos que tem como atribuições coordenar e promover ações de gerenciamento de projetos com base nas diretrizes de governo e alinhados com as estratégias da organização. Preside o Comitê de Gestão de Riscos da empresa desde 2018.

Possui a Certificação PMP® e é voluntário desde 2012 no Project Management Institute Brazil Minas Gerais Chapter – PMI/MG, trabalhando na Diretoria de Certificação e Desenvolvimento Profissional como Professor dos cursos Preparatórios para Certificação PMP® e CAPM®, na Diretoria de Filiação como líder da equipe do Projeto de Fidelização e Relacionamento com Filiados -PFRF e na Diretoria de Programas como membro da Célula de Aquisição do 8º e Coordenador da Célula de Logística do 9º e 10º Congressos de Gerenciamento de Projetos e 11º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos. Foi Diretor de Certificação e Desenvolvimento Profissional do PMI/MG no biênio 2017/2018 e atualmente é o Diretor de Filiação e Voluntariado. Desde 03/2019 representa o Project Management Institute Educational Foundation – PMIef® em Minas Gerais como Liaison. Atua como professor de cursos de pós-graduação e MBA em gestão de projetos em diversas instituições de ensino de Belo Horizonte e Minas Gerais.


Thiago Moreira Torres 

Graduado em Ciência da Computação pela UFMG e especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Profissional certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, CSM pela Scrum Alliance KMP pela Lean Kanban University e SAFe pela Scaled Agile.

Há mais de 10 anos no mercado de desenvolvimento de projetos de software, tem ampla experiência em gestão de projetos e liderança de equipes, desempenhando papéis como Gerente de Projetos, Squad Leader e Scrum Master.

Atualmente, ocupa uma posição full time como líder sênior em projetos internacionais na CI&T, multinacional brasileira de soluções digitais, parceira na transformação digital de grandes marcas mundiais.

É professor de gestão de projetos e instrutor de cursos de metodologias ágeis de gerenciamento de projetos.

No Capítulo Minas Gerais do PMI, é Diretor de Certificação e Capacitação Profissional e instrutor do preparatório para a certificação PMP. Também foi Executivo Nomeado pela Diretoria de Administração e Finanças e gerente do projeto do Congresso de Gerenciamento de Projetos.
Por mais de 7 anos, foi colaborador do SERPRO e atuou em projetos de desenvolvimento de software para o Governo Federal, atendendo grandes clientes pelo Brasil, incluindo projetos de grande porte com a utilização de metodologias ágeis.