A Gestão do Conhecimento no Gerenciamento de Projetos

Gestão do conhecimento no Gerenciamento de Projetos foi um dos tópicos citados com ênfase na 6ª Edição do Guia PMBOK®.

 

Por isso, traz-se à luz esse assunto no 13º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG, que tem como tema “Projetos superando turbulências e entregando resultados: inovação, negócios e CONHECIMENTO“.

O Capital Humano

Sendo a gestão responsável por estudar e sistematizar as práticas utilizadas para administrar os recursos e pessoas em prol dos objetivos organizacionais. Também reconhecendo o valor do ser humano como elemento fundamental no processo de alcance desses objetivos. Além de enfatizar o valor do capital humano e intelectual proveniente dos indivíduos. Não seria possível falar de Gestão do Conhecimento sem considerar seu principal cerne: o conhecimento individual de cada ser humano. A figura abaixo nos faz refletir sobre como seria composto o capital humano:
​A partir dessa reflexão, não seria possível negligenciar a importância de o gestor enfatizar o ser humano em sua administração, pois neste reside um valioso bem da organização: o conhecimento. Embora esta reflexão seja pertinente e valiosa, não se trata de algo novo: os cafés durante o iluminismo e os salões parisienses do modernismo já eram motores de criatividade, pois criavam um espaço onde as ideias pudessem se misturar, se combinar e gerar novos conhecimentos; esta é a essência da Gestão do Conhecimento.

Gestão do Conhecimento e Gestão de Projetos

Coletar, gerenciar e difundir as informações e conhecimentos produzidos pelos participantes e profissionais envolvidos nos projetos é parte essencial da Gestão do Conhecimento. Seu foco está na aprendizagem contínua, na inovação e na geração de novos conhecimentos. Segundo Drucker (2002) a sociedade precisa ser estruturada com base no conhecimento, no qual os saberes e habilidades devem ser convertidos em algo que possa ser ensinadoaprendido e transformado.

 

Para Takeuchi e Nonaka, importantes autores da Gestão do Conhecimento, é papel da organização fornecer o contexto apropriado para a facilitação das atividades em grupo e para criação e registro da informação. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento representa importante meio facilitador de passagem da informação produzida, capaz de alimentar, de forma espiral, esse conhecimento. O processo de conversão entre os conhecimentos tácitos (subjetivo) e conhecimentos explícitos (coletivos) apresenta significativas consequências para o desenvolvimento da gestão organizacional no mundo moderno, tanto na esfera privada quanto na pública.

 

Promover a transferência do conhecimentotransformar vivências pessoais, individuais, talentos e experiências subjetivas em conhecimento coletivopode enriquecer os projetos, facilitar e qualificar o trabalho de todos os envolvidos, evitando o retrabalho e promovendo a melhoria contínua das ações. Um grande desafio da Gestão do Conhecimento é descobrir como realizar esta transformação e no  13º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG discutiremos estratégias para essa transformação.

 

Já reservou os dias 28 e 29 de setembro em sua agenda? Ainda não? O que você está esperando? Não perca essa oportunidade de ampliar seus conhecimentos!

 

Texto de autoria de: Cristina Carvalho de Melo, com revisão do time de comunicação do #13CGP.