Inovação e agilidade para evoluir

511
inovação e agilidade

Os mais velhos não se cansam de dizer que o mundo mudou, que está tudo muito rápido. Mas essa é uma máxima com a qual todos já se conformaram, independente da geração. Para além do conformismo, a necessidade de se adaptar ruge em nosso encalço. Inovação e agilidade são expressões cada vez mais usadas nas mais diversas áreas, algumas mais reticentes que as outras, mas já alertas às mudanças.

O ano de 2018, sem mencionar todos acontecimentos políticos, traz consigo a 6ª Edição do Guia PMBOK® (lançada em Setembro de 2017), em que cada área de conhecimento traz uma seção com abordagens para ambientes ágeis, iterativos e adaptativos, descrevendo como essas práticas se integram nas configurações do projeto. O guia também dá mais ênfase ao conhecimento estratégico e de negócios – incluindo a discussão de documentos de negócios em gerenciamento de projetos – e informações sobre o Triângulo de Talentos do PMI (PMI Talent Triangle®) e as habilidades essenciais para o sucesso no mercado atual.

Inovação e agilidade

Para alguns teóricos, o conceito de inovação é diferente de criatividade. O último se refere a desenvolver algo novo; e inovação é fazer algo que já existe de forma diferenciada. Lidar com a disruptura nos negócios e projetos tem sido um desafio para os gestores. Acompanhar e se adaptar as mudanças é habilidade fundamental para o bom funcionamento da engrenagem. Impossível pensar em inovação e não relacionar a Transformação Digital que o mundo vive. A tecnologia é uma grande aliada do gestor nos desafios que suscitam, dia a dia, grandes ganhos e boas consequências.

Restringir a inovação somente ao que é digital é fazer uma análise rasa de algo um tanto quanto amplo. A inovação pode e já está relacionada a ações que criam ambientes e culturas propícias para uma gestão compartilhada; fomentando o empreendedorismo; o sentimento de pertencimento ao projeto; promovendo um aprendizado contínuo; o gerenciamento dos riscos; e, por último, mas não obstante, uma gestão cada vez mais efetiva do projeto, do produto, dos recursos…

O Guia PMBOK®,  em sua 6ª edição, traz luz às boas práticas para ambientes ágeis e o conhecimento estratégico de negócios. Apresenta um conjunto de melhores práticas que condiz com a realidade de muitos projetos da atualidade, além de fomentar a visão sistêmica para uma gestão do conhecimento e do desenvolvimento organizacional.

13º Congresso de Gerenciamento de Projetos PMI-MG

Diante de tal cenário, o 13º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG, tem como tema “Projetos superando turbulências e entregando resultados: inovação, negócios e conhecimento”.

O tema traz o cenário de 2018, principalmente pelo fator político, com a abordagem da Transformação Digital e do Mundo Agile através da inovação, considerando os aspectos do negócio e gestão do conhecimento abordados com maior ênfase no Guia PMBOK® 6ª Edição.

Importante ressaltar que essa não é uma ode à abordagem ágil em detrimento à tradicional; ou incentivar a troca da metodologia do gerenciamento de projetos pela gestão organizacional. O verdadeiro desafio é trazer ao diálogo as iniciativas de caráter disruptivos.

Para fazer deste um congresso que acompanha as expectativas que estão cada vez maiores, ano a ano, convidamos todos a sugerir palestrantes que possam agregar conhecimento ao nosso evento. Só clicar aqui e preencher o formulário.

Não se esqueçam de reservar em suas agendas os dias 28 e 29 de setembro. Este ano teremos muitas novidades, a começar pelo local. Nosso congresso também acompanha as inovações, e você? Não deixe de conferir nosso site e nossas redes sociais para não perder as coisas boas que vêm por aí.

Texto de autoria de Maíra Matos, com revisão do time de comunicação do #13CGP.