Corpo Diretivo

MOISÉS LUNA (PMI ID: 1382400)
Presidente
presidencia@pmimg.org.br

 

Moisés Luna é certificado PMP e voluntário no PMI-MG desde 2008, tendo exercido papéis de Executivo Nomeado, Diretor de Filiação, Diretor de Administração e Finanças, Vice-Presidente e, atualmente, Presidente. Atua também como consultor em gerenciamento de projetos e é professor convidado de diversas instituições de ensino de Belo Horizonte e interior de Minas Gerais. Moisés foi um dos quatro brasileiros selecionados para participar do maior programa de desenvolvimento de lideranças do PMI (Leadership Institute Master Class 2015). Como Diretor de Filiação, foi responsável pela condução de um time de voluntários que atuou na implementação de um sistema CRM de relacionamento com o filiado, criando um canal mais intenso de interação entre o Chapter e os seus associados. Tais esforços geraram oportunidades de compartilhamento de experiências com a comunidade global do PMI e contribuíram fortemente para que o PMI-MG fosse reconhecido com o prêmio Latin America Retention Awards 2013, conferido em função dos programas e iniciativas veiculadas pelo Chapter e que aumentaram significativamente as taxas de retenção de membros. Destaque também para a participação em quatro edições do PMI-LIM (Leadership Institute Meeting), Encontros promovidos pelo PMI-GOC (Global Operations Center) para  capacitação de líderes na América Latina e do Norte.

 


GUSTAVO ALVARENGA (PMI ID: 964965)
Vice-Presidente
vice-presidencia@pmimg.org.br

Gustavo Diniz Alvarenga é bacharel em Ciências da Computação pela USP e especialista em Sistemas de Gestão Empresarial pela PUC Minas. Certificado PMP, atuou como gerente de projetos e equipes funcionais, principalmente nos setores financeiro e siderúrgico, por mais de 20 anos. Atualmente gerencia projetos e equipes funcionais no Banco Mercantil do Brasil. Gustavo é professor convidado em cursos de especialização em Gerenciamento de Projetos. No PMI-MG foi Executivo nomeado na Diretoria de Programas, tendo sido controller do 9º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG e Gerente de Projetos do 10º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG e 11º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos. Apresentou resultados expressivos, tornando os congressos realizados pelo PMI-MG referência no Brasil pela qualidade e forte participação de voluntários.


LEONARDO CARVALHO (PMI ID:  1047304)
Diretor de Comunicação e Publicidade
comunicacao@pmimg.org.br

Profissional com ampla experiência de mercado. Mestrando em Administração, formado em Tecnologia da Informação (TI) e pós-graduado em Logística, Leonardo Loureiro Carvalho atua há mais de 15 anos no mercado, vários deles dedicados ao gerenciamento de projetos, produtos e marketing. Implantou e desenvolveu metodologias de gerenciamento de projetos em grupos empresariais, liderando a área e implantando processos de desenvolvimento de software e marketing corporativo. Atuou como Gerente de Projetos de implantação de software e consultoria em gestão educacional, na estruturação de PMOs (Project Management Office) e também como gestor de produtos. Atuou ainda na estruturação de marketing digital em empresas, trabalhando com concepção e evolução de software para este fim e também como gestor de operações de agências digitais. Como voluntário do PMI-MG, foi líder da célula de Programação no 9º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG e Gerente de Projetos do 10º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG e 11º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos. É coordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos, MBA em Gestão Estratégica Empresarial, MBA em Marketing e Vendas e MBA em Inovação do Centro Universitário Newton Paiva e professor em instituições de ensino como PUC Minas e Centro Universitário UNIS.


ADEMIR JUNIOR (PMI ID: 2085822)
Diretor de Interiorização e Alianças
interiorizacao@pmimg.org.br

Formado em Ciência da Computação, MBA em Gestão e Liderança de Equipes e especializado em Gestão de Tecnologia da Informação. Possui experiência atuando nas áreas de desenvolvimento e sustentação de sistemas com ênfase em Java contando com os certificados OCJA e OCPJ pela Oracle. Nos últimos anos exerce o papel de liderança de equipes de desenvolvimento tendo como atribuições a coordenação da equipe de desenvolvimento e a gerencia dos projetos, área onde possui os certificados CAPM e PMP.
Desde 2006 participou de grandes projetos exercendo diversas funções dentro da equipe, além da coordenação e gestão do projeto. Atualmente trabalha na equipe de sustentação de sistemas de governo da PBH com o cargo de Gerente do Grupo de Projetos de Gestão Administrativa, onde possui as atribuições de analisar e gerenciar novas soluções de TIC com bases nas demandas de governo, além de coordenar equipe de sustentação da área.
No início de 2014 passou a atuar também como Analista do Escritório de Projetos de TIC da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – PBH, função que tem como atribuições realizar o acompanhamento dos projetos junto a outros gestores de projetos, capacitar gestores e membros de equipes nas metodologias utilizadas, além de coordenar e promover ações de planejamento e gerenciamento com base nas diretrizes de governo e alinhados com as estratégias da organização.
Tem como objetivos atuais iniciar a atuação na área de docência e aumentar os conhecimentos em Gestão de Projetos através de cursos e certificações.


PEDRO PAULO COUTINHO (PMI ID: 1911800)
Diretor de Filiação
filiacao@pmimg.org.br

Pedro Paulo Coutinho é Tecnólogo em Processamento de Dados (UNA, 1993) e Pós-Graduado em Redes de Computadores (PUC, 2001). Trabalha desde 1986 na Prodabel, uma autarquia da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, exercendo os cargos de Analista de Produção, Suporte, DBA (Database Administrator) e atualmente Analista do Escritório de Gestão de Projetos, que tem como atribuições coordenar e promover ações de gerenciamento de projetos com base nas diretrizes de governo e alinhados com as estratégias da organização. Atua como professor convidado em diversas instituições de ensino de Belo Horizonte e Minas Gerais. Possui a Certificação PMP® e é voluntário do PMI-MG desde 2012, trabalhando na Diretoria de Certificação e Desenvolvimento Profissional como Executivo Nomeado, coordenador e professor dos Cursos Preparatórios para Certificação PMP® e CAPM®, na Diretoria de Filiação como Executivo Nomeado e líder do Projeto de Fidelização e Relacionamento com Filiados – PFRF, uma das iniciativas responsáveis pelo  prêmio Latin America Retention Awards 2013 conferido pelo PMI, e na Diretoria de Programas como membro da Célula de Aquisição do 8º e coordenador da Célula de Logística do 9º e 10º  Congressos de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG e do 11º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos.


GUILHERME VIANA C. AMORIM (PMI ID: 3087699)
Diretor de Programas
programas@pmimg.org.br

Profissional certificado PMP®, PSM-I, KMP-I, ITIL® Foundations v3 e LPIC-I. Graduado em Ciência da Computação, com MBA em Gestão de Projetos.
Ampla experiência em administração de infraestrutura de ambientes de missão crítica (ambientes heterogêneos, com arquitetura majoritariamente Linux, em estruturas físicas e virtuais). Sólida experiência, também, em administração de bancos de dados Oracle (DBA).
Responsável pelo planejamento, elaboração de cronograma e execução de migração de sistemas com requisitos de alta disponibilidade entre datacenters, visando menor tempo de interrupção de serviços e mitigação de riscos.
Atuação, também, como voluntário no PMI-MG. Diretor de Programas eleito para o biênio 2019/2020, atuando na coordenação das equipes de voluntários que organizam os Eventos Técnicos Mensais, Webinars, Congresso anual, AgilizaGP, PMI-MG Women Day, dentre outros eventos. Executivo Nomeado da Diretoria de Programas no biênio 2017/2018. Coordenador da equipe de comunicação do 13º Congresso de Gerenciamento de Projetos, tendo sido eleito Voluntário Destaque (2018). Instrutor de apoio no Curso Preparatório para a Certificação PMP® do PMI-MG.


THIAGO MOREIRA TORRES (PMI ID: 2660888)
Diretor de Certificação e Desenvolvimento Profissional
certificacao@pmimg.org.br

Graduado em Ciência da Computação pela UFMG e especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Profissional certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI e CSM pela Scrum Alliance.
No Capítulo Minas Gerais do PMI, é Executivo Nomeado pela Diretoria de Administração e Finanças, gerente do projeto do 13º do Congresso de Gerenciamento de Projetos e instrutor do preparatório para a certificação PMP.
É professor de gestão de projetos e instrutor de cursos de metodologias ágeis de gerenciamento de projetos.
Há mais de 9 anos no mercado de desenvolvimento de projetos de software, desempenha papeis como gerente de projetos, Scrum Master e analista de requisitos, com experiência em gestão de projetos e equipes, gerenciamento, análise e elicitação de requisitos e análise de métricas, tendo também acumulado experiência como implementador.
Atualmente, ocupa uma posição full time no SERPRO e atua em projetos de desenvolvimento de software para o Governo Federal, atendendo grandes clientes pelo Brasil, incluindo projetos de grande porte com a utilização de metodologias ágeis, nos quais tem exercido os papéis de Scrum Master e Facilitador Ágil.


MARCELO NEVES (PMI ID: 1949676)
Diretor de Administração e Finanças
financas@pmimg.org.br

Profissional com experiência com Gestão de Projetos, implantação de Escritório de Projetos (PMO), definição e modelagem de processos de negócio (GP e planejamento estratégico), melhoria contínua de processo de GP, diagnóstico de maturidade e ciclos de evolução de maturidade em GP, planejamento setorial, gestão de desempenho de PMO, gestão de carteira de projetos/portfólio, gestão de equipes (inclusive remotas) e de competências. Atuação na iniciativa privada e pública.
Experiência com planejamento estratégico e gerenciamento de equipes, realizando acompanhamentos, incentivando o desenvolvimento da equipe, identificando e viabilizando treinamentos, com a finalidade de garantir produtividade e qualidade, bem como o alcance das metas.
Experiência em gerenciar projetos de grande complexidade, atuando em todas as etapas do mesmo, conhecendo o escopo e assegurando o desenvolvimento, de acordo com os requisitos e exigências negociadas. Desenvolvendo cronograma e planejamento dos projetos, definindo o tempo de execução das atividades.
Gerenciamento de processos de negócio (BPM), desde sua abertura, gerenciamento ações de execução, respondendo pelo encerramento do projeto, de acordo com os processos e as normas de qualidade da empresa e do cliente.
Gestão de indicadores dos projetos (KPI), prazos, escopos, riscos, custos e análise de viabilidade com apoio à metodologia do PMBOK alinhado com o planejamento estratégico da empresa.
Negociação com consultorias e empresas, para contratação de desenvolvimento de projetos ou alocação de diversos, atuando no planejamento voltado para resultados, execução, controle e acompanhamento dos projetos nos clientes baseados em metodologia de Gestão de Projetos.
Implantação e coordenação do PMO e do projeto Saúde na Copa do mundo, além do Grupo de Planejamento Integrado de Proteção Pública para as Copas, realizando a gestão dos processos, integração entre as partes, planejamento estratégico e financeiro.


Assistente Administrativo: ADRIANA MELO – secretaria@pmimg.org.br