Como evitar ou resolver pleitos em Contratos de Engenharia e Construção?

290

Embora os contratos de construção civil contenham muitas cláusulas prevendo um sem número de situações, é virtualmente impossível que todas as variáveis estejam sob controle e que não haja mudanças durante a execução dos serviços. Mudanças são inerentes ao ambiente da construção, devido a muitos fatores.

Pela particularidade existente nos projetos de Engenharia e Construção, a existência de novos fatos durante o contrato acabam por gerar reivindicações. As origens são variadas, podemos destacar o escopo não muito claro ou mal definido ou o surgimento de novas solicitações ou eventos inesperados. Indiferente de sua origem, os pleitos devem ser identificados pela contratada e contratante e assim valorado e resolvido.

Para que estes pleitos sejam bem administrados é importante compreender as origens dos pleitos, identificar e valorar as reivindicações existentes, resolver pendências ou conflitos que possam ocorrer e discutir dicas e orientações para se minimiza-los.

Discutir pleitos no Brasil ainda é tabu e rodeado por más interpretações. Isso está mudando e com o uso de boas práticas contratuais será mitigado nos Projetos de Engenharia e Construção

Venham ao Evento Técnico Mensal de Março do PMI-MG e aprendam mais sobre este assunto!

Não posso perder esse evento técnico