Mentoria Solidária

Não é novidade para você que a crise provocada pela Covid-19 tem dificultado seriamente a vida das empresas brasileiras. Empresários tiveram queda no faturamento, houve aumento no número de desempregados e existe dificuldade de conseguir apoio governamental para manutenção da vida das empresas.

Neste contexto, o Núcleo de Inovação e Novos Negócios do PMI-MG se mobilizou para oferecer apoio às micro e pequenas empresas mineiras afetadas pela crise.

É tempo de cooperar e agir.

Parcerias

Este projeto nasce da missão de ajudar as organizações a construírem resultados a partir do aperfeiçoamento de seu sistema de gestão. Ele faz parte do nosso compromisso em compartilhar o conhecimento em competências complementares para auxiliar gratuitamente às micro e pequenas empresas a diagnosticarem seus pontos de melhoria e a transporem os desafios impostos pela crise da Covid-19. Tudo isso em quatro semanas. O principal objetivo é proporcionar auxílio na resolução de problemas, capacitação e uma visão otimista de futuro.

Para realizar esse desafio, de forma pro-bono, PMI-MG conta com os parceiros: a Evolutto, Núcleo de Resultados, Ambev e Sebrae. O uso da plataforma Evoluto auxiliará no gerenciamento do fluxo de trabalho e na comunicação colaborativa entre as partes durante a mentoria. Adicionalmente, os apoiados terão acesso aos conteúdos da Ambev VOA e o Sebrae, que são plataforma EAD em formato de vídeo com temas como gestão estratégica, gestão de caixa, gestão da rotina, entre outros.

 

Como irá funcionar a Mentoria

Os voluntários (mentores) que atuarão em conjunto com as micro e pequenas empresas a serem mentoradas são filiados e parceiros especializados que se mobilizaram para realizar esta iniciativa de forma gratuita O projeto tem como objetivo auxiliar estas empresas que de alguma forma foram impactadas pela Pandemia. É fundamental que haja interação entre os responsáveis pelas empresas, que detém o conhecimento técnico do negócio, e os mentores, que aplicarão a expertise do conhecimento em gestão. Também é importante que a empresa saiba descrever seus principais problemas e a priorização estratégica do negócio. Dessa forma, os mentores conseguirão identificar o problemas e suas causas, sugerindo medidas para mitigá-las, criando um plano de ação para colocar essas medidas em prática com mais agilidade e assertividade para a resolução.

 

Critérios de Elegibilidade

Antes de inscrever a sua empresa para participar, confira os critérios de elegibilidade:

– Relatar e comprovar como o impacto da crise da Covid-19 prejudicou as atividades do negócio;
  *O relato da empresa no campo aberto obrigatório será a forma como avaliamos se o negócio sofreu impacto da crise.

– Enquadrar-se como micro ou pequena empresa;
– Ter CNPJ;
– Comprovar faturamento anual entre R$ 400.000,00 e R$ 4.800.000,00.
– Possuir no quadro pelo menos 2 (duas) pessoas no cargo de líder ou gestão;
– Ter forte engajamento da liderança e dos donos;
– Ter autonomia para mudanças na gestão;
– Ter vontade de impactar a sociedade.

OBS: Empresas do segmento do varejo como bares, restaurantes e prestadores de serviço terão preferência na avaliação, assim como empresas na qual o filiado do PMI-MG faça parte da sociedade.

Avaliação

A seleção ocorrerá por meio da análise das informações enviadas e da avaliação do time de consultores voluntários. Após essa etapa, o consultor entrará em contato com a empresa selecionada para agendar o início do ciclo de mentoria.

Vagas

Para a fase atual do programa, teremos 50 vagas. INSCREVA SUA EMPRESA

Período

O período da mentoria é de 4 semanas.

 

Metodologia

A mentoria contará com o método de gestão ágil criada pelo PMI-MG a partir do benchmarking com grandes empresas de consultoria e acontecerá remotamente por meio de ferramentas gratuitas. Conteúdos sobre temas importantes para a capacitação de pessoas serão disponibilizadas por nossos parceiros de conteúdo de forma gratuita.

 

Não nos comprometemos a:

Como uma iniciativa voluntária e totalmente gratuita, o PMI-MG não se compromete com os resultados operacionais e financeiros provocados pelas decisões tomadas pela empresa apoiada. O intuito do programa é auxiliar na melhoria do sistema de gestão e, neste momento de crise, apresentar possíveis cenários para o negócio.

FAQ - Dúvidas frequentes

O PMI-MG é reconhecido por fomentar as melhores práticas de gerenciamento de projetos, conforme preconizado no PMBOK ( Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos) e demais documentos padrões divulgados pelo PMI Global. Nós queremos doar nosso conhecimento e experiência para empresas que estão precisando de ajuda neste momento. Essa ajuda pode significar auxiliar em desafios relacionados à operação e aos processos, aos clientes e a sociedade, ao financeiro, dentre outros.

Após o período de inscrições, caso sua empresa seja selecionada, um voluntário do PMI-MG entrará em contato para agendar a primeira conversa. Para a fase atual do programa, teremos 40 vagas.

A mentoria é totalmente gratuita e será realizada por profissionais de forma voluntária, que doaram seu tempo e conhecimentos em gestão para auxiliar as empresas apoiadas.

Neste momento, o limite do período de mentoria gratuita será de quatro semanas. Assim podemos escalar o auxílio para outras empresas que também se encontram em dificuldades.

Será necessário ter acesso a um computador ou celular, pois as sessões de mentoria serão realizadas de forma remota por meio de uma plataforma. Também será necessário ter acesso a uma conta de e-mail, aplicativo de mensagens ou telefone.

As reuniões ou sessões de mentoria deverão ser combinadas desde o primeiro encontro entre empresa e os voluntários. De maneira que nossas equipe de mentores estejam disponíveis de 2 a 3 horas semanais para estes encontros, que devem ser gerenciados de acordo com a disponibilidade de ambas as partes.

A interação entre as organizações e os consultores é baseada na troca de experiências e conhecimento: as empresas têm a expertise na sua área de atuação e, o nosso time, na aplicação de conhecimentos e ferramentas de gestão. Nós atuaremos no projeto da mesma forma que atuamos em nossas empresas, sob a regra de confidencialidade e sigilo. Portanto, cabe à empresa apoiada decidir compartilhar dados financeiros que irão auxiliar em melhores tomadas de decisão junto com cada mentor.

A iniciativa busca minimizar os impactos da crise da Covid-19 no atual cenário e inicialmente, prevemos apenas uma rodada para do programa. A continuidade da mentoria em novas rodadas será avaliada posteriormente podendo ser em nível nacional.

DÚVIDAS?
Para esclarecimentos de dúvidas, entre em contato:
[email protected]