Como a Gestão Integrada pode gerar mais resultados para os negócios

A gestão Integrada quando bem aplicada em uma organização, faz com que ela tenha um único conjunto de objetivos. O alinhamento dos projetos e portfólios aos objetivos de negócio minimiza a possibilidade de conflitos e evita desperdícios. Esses objetivos são definidos e validados no planejamento estratégico e seguem sempre alinhados com a missão e visão da organização. Em seguida eles são desdobrados em metas, com um plano de ação definindo a estratégia a ser adotada.

Os objetivos são genéricos e muitas vezes apenas apontam uma direção. Já as metas são mensuráveis e estabelecem o caminho a ser seguido para alcançar os objetivos. Então, as estratégias estabelecem o plano de ação, definindo projetos e outros meios de se obter os resultados desejados.

Diferenciando os projetos estratégicos

Em meu artigo sobre Gestão de portfólio eu afirmei que nem todo projeto é estratégico. Entretanto, muitas vezes, as organizações se veem obrigadas a investir recursos simplesmente para manter a situação atual. Ações para conservar as instalações ou atender requisitos legais são constantemente necessárias. São projetos também, mas que apenas permitirão que a organização continue fazendo o mesmo de sempre.

Os projetos estratégicos são iniciativas que irão provocar mudanças. Uma vez finalizados irão colocar a organização em uma nova posição.

Projetos bem alinhados em portfólios visando atender não apenas objetivos estratégicos, mas também operacionais, caracterizam o conceito de gestão integrada.

A Gestão Integrada de projetos e portfólios

A gestão eficiente dos projetos colabora com a geração dos resultados. Mas, somente a gestão eficaz do portfólio faz com que esses resultados sejam os realmente desejados para a estratégia organizacional. Quando bem escolhidos e gerenciados, os projetos geram retorno sobre os investimentos, materializam a estratégia e geram lucro e outros benefícios desejados.

Mas infelizmente o excesso de burocracia, a falta de metodologia e outras questões básicas estão colocando tudo a perder. Pesquisas apontam que o mau gerenciamento dos projetos provoca desvios inaceitáveis que comprometem o resultado de negócio e as estratégias organizacionais.

Além disso, conflitos de interesse também prejudicam as escolhas, com gerentes funcionais indicando projetos conforme seus interesses pessoais.

A integração com os negócios

A estratégia das organizações normalmente surgem de análises utilizando ferramentas gerenciais conhecidas. Por exemplo, a análise SWOT, as 5 Forças de Mercado, matriz BCG ou a estratégia do Oceano Azul. Estas são as mais conhecidas e tradicionais, mas cada organização tem seu processo para mapear e aproveitar oportunidades de mercado.

Baixe gratuitamente o e-Book Ferramentas de Gestão

Quando um novo negócio é identificado, normalmente ele é estudado através de informações que, quando consolidadas constituem um Business Case. Uma das ferramentas gerenciais mais importantes que vem auxiliando o levantamento dessas informações é o Modelo de Negócio. No caso estou me referindo ao Business Model Canvas, um modelo visual que propicia a organização das ideias em nove blocos de informações.

Como escrevi no artigo “Qual a relação entre modelos de negócio e projetos”, cada bloco do modelo representa projetos. São ações que precisam ser planejadas, executadas, monitoradas e controladas, garantindo que tudo esteja pronto no momento certo. O conjunto de projetos derivados de um modelo de negócio, levando a organização ao seu objetivo estratégico, é um portfólio.

A gestão integrada dos resultados de negócio

A geração dos benefícios adequados começa com a escolha acertada dos projetos e com a composição equilibrada dos portfólios. Mas isso por si só não é garantia de que os benefícios serão de fato gerados e aproveitados para o negócio. Uma vez finalizados, os projetos são entregues à operação, e é aí que a maioria das organizações falham na concretização das estratégias. Assim, é fundamental que a realização dos benefícios seja gerenciada por recursos e processos adequados, para manutenção dos resultados planejados.

Qual a sua opinião?

Você considera importante a integração entre projetos, portfólios e negócios? Como você tem promovido essa integração em sua organização?

Quer saber mais sobre Gerenciamento de projetos? Não deixe de acompanhar nosso site e redes sociais. Não se esqueça também de se inscrever para o 14º Congresso de Gestão Projetos e Liderança do PMI-MG.

Texto de Paulo Mei