[Programa Mentoring Ciclo 3] Está em busca de orientação profissional?

4903
mentoring

O Programa Mentoring foi idealizado para contribuir com a evolução da carreira em gerenciamento de projetos. A nossa proposta será de realizar sessões 1:1, ou seja, sessões apenas entre um Mentor e um Mentorado, para melhor direcionamento e troca de experiências.

O ciclo de mentoria será de 5 meses. Mínimo de 2 sessões por mês com duração mínima de 1hr e serão organizadas pelo Mentorado conforme a agenda de ambos.

Ao longo do ciclo o Mentor e o Mentorado se comprometem a fornecer feedback ao PMI-MG para aprimoramento do Programa de Mentoring e evolução da iniciativa para outros filiados.

O Programa Mentoring não tem fins lucrativos, portanto sem custos para o Mentorado. As vagas são limitadas, por este motivo a participação será de acordo com o preenchimento do formulário de inscrição para posterior análise e seleção dos inscritos pela organização com orientação dos seguintes critérios:

Mentorado  

● Ser filiado regular do capítulo PMI-MG*
● Ter experiência de mercado inferior a 3 anos na área de gerenciamento de projetos
● Desejo em construir carreira na área de gerenciamento de projetos
● Interesse sincero por trabalhar a mudança (sair da zona de conforto)
● Objetivo estabelecido (visão geral) previamente ao início dos trabalhos 
● Ser responsável por articular as agendas (Mentor / Mentorado)
● Humildade para obter feedback
● Ter disponibilidade durante todo o ciclo
● Enviar feedback com relação ao Programa sempre que solicitado
*Filiação superior a 1 ano terá preferência.

Programa de Mentoria

  • Datas de início e término definidas (5 meses) – previsão de início 19 de abril de 2021 e término 17 de agosto 2021;
  • Vagas limitadas;
  • Regras para Mentor e Mentorado definidos por ambos logo no primeiro encontro;
  • Sessões 1:1 (um mentor e um mentorado);
  • Mínimo de 2 sessões por mês com duração mínima de 1h (podendo ser ajustado conforme necessidade);
  • Orientado pelos princípios de confidencialidade e ética.

Para orientar as atividades foi criado documento com REGULAMENTO do Programa Mentoring.

Clique aqui e confira o regulamento!

Os interessados deverão nos indicar qual mentor se identificou, conforme lista abaixo:

Alberto Vásquez

Profissional graduado em engenharia de sistemas com especialização em gestão de projetos; membro do PMI, IIBA, ISA, INCOSE, SDS e ScrumAlliance. Possui as certificações: PMP, CBAP, CSM e ITIL; Atualmente se desempenha como arquiteto de soluções, consultor independente, palestrante e mentor. Foi colaborador na elaboração do BABOK v3 e atualmente é voluntário do IIBA Brasil, PMI-MG; conta ampla experiência em análise de negócios e gestão de projetos no setor de TI.


Fabio Henrique Souza Cardoso

Engenheiro Civil, Diretor de Operações na Precon Pré fabricados, Sócio na AC Engenharia e Project Management Professional (PMP), com mais de 18 anos de experiência em gestão de grandes obras e projetos.

Diretor responsável pelas Operações de produção, execução de obras, Suprimentos, Gestão de Contratos, Segurança e Qualidade na Precon Pré Fabricados, renomada e tradicional empresa especializada em construções industrializadas em concreto pré fabricado.

Empreendedor, negociador, com alta capacidade analítica e visão sistêmica, habilidoso líder e construtor de times de alto desempenho. Atua no desenvolvimento da estratégia empresarial, de soluções construtivas e de negócios. Conhecedor de técnicas industrializadas para execução de estruturas, privilegia sempre o atingimento dos melhores resultados de forma sistêmica, priorizando segurança, qualidade, caixa, custos, sustentabilidade, tecnologia e a satisfação dos clientes.

Estudioso e praticante de metodologias atuais de gestão de projetos, tais como gestão ágil e gestão de riscos. Membro atuante do Project Management Institute (PMI).

Atua em todo o Brasil, evidenciando-se participação de destaque em projetos importantes, tais como: estádios para a Copa do Mundo de 2014, recuperação da barragem de Santarém em Mariana para a Samarco, obras para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), duplicação da rodovia BR381, Shopping Centers e construções diversas para importantes empresas tais como: Vale, Petrobras, Fiat, Belgo Bekaert, Usiminas, Novo Nordisk, Unimed, Construcap, Odebrecht, e Vilma Alimentos. Especialista em montagem de elementos pré fabricados de concreto e em movimentações de cargas suspensas com gruas e guindastes.


Hugo Lourenço

MBA em Gestão de Negócios, Engenheiro de Computação, possui base profissional em TI, com mais de 17 anos em gestão de projetos e mais 11 anos de atuação em agilidade.

Possui um perfil de “Gerente Agilista e Especialista Generalista”, buscando e aplicando práticas conforme o contexto e facilitando as empresas a conseguirem seus resultados de negócio! Especialista e entusiasta da Agilidade além de PMO, Gestão de Projetos, Portfólio, Riscos e de Análise de Negócios. Acredita muito no poder das pessoas, sendo também entusiasta da PNL-Programação Neuro Linguística.


Luciana D. March Detoie

Extensa experiência em gestão de projetos nos setores público e privado. Experiência na implementação de normas e procedimentos de controle, gestão de contratos, projetos e orçamento em empresa de grande porte (MRS – 2005 a 2010 e Petrobras – 2011 a 2013), sendo líder de equipes entre 2007 e 2010. Gerente de projeto em áreas como mobilidade e grandes eventos, tendo participado do planejamento e operação no projeto da Copa do Mundo FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (funcionária do Governo do Estado do Rio de Janeiro 2013 a 2017).

Além disso, participou da implantação e operação do Centro Integrado de Mobilidade Urbana na cidade do Rio de Janeiro (CIMU) entre 2015 e 2016. Professora na graduação em Engenharia Civil (2009 a 2011), na capacitação para gestores públicos de programa federal de melhoria da gestão de transferências voluntárias (Gov. Estado RJ – 2017) e em cursos de pós-graduação nas áreas de Engenharia e Gerenciamento de Projetos (2020 – 2021).

 É voluntária no PMI desde 2011 (PMI-RJ e PMI-MG) onde atualmente é mentora de carreira e mentora de alunos da pós-graduação em Gerenciamento de Projeto da PUC-MG. Atuou como pesquisadora na CTIT/UFMG mapeando processos e identificando indicadores de desempenho mais aderentes (2018 a 2019) e atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFMG (desde 2019).


Patrícia Galvão Rodrigues

Graduada em Comunicação Social, pós graduada em gestão estratégica da informação e gestão estratégica da comunicação, MBA em gestão de projetos e Mestre em administração (foco em inovação e gestão do conhecimento). Certificada em PMP, Certified Scrum Master (CSM) e OKR Master Certified. Experiência profissional de mais de 20 anos relacionada a gestão de projetos, gestão de melhorias de resultados, gestão de melhorias de processos (BPM), gestão de conhecimento e metodologias ágeis. Possuo conhecimento na implantação de metodologias como PDCA, canvas, BSC, gestão matricial de despesas (GMD), design thinking e outras. Ainda tenho a experiência como docente desenvolvendo conteúdo e material para disciplinas de educação a distância.


Paula Salume

Sou Administradora, formada pela PUC Minas, Mestre e Doutora em Administração. Tenho pós-graduação em Marketing, Gestão de Projetos, Gestão de Competências Comportamentais, e Educação a Distância. Possuo certificação PMP®, DASSM (Disciplined Senior Lean Scrum Master), CSPO®, SFPC. Atuo como voluntária do Project Management Institute [PMI®] – capítulo Minas Gerais desde 2014. Estive como Executiva Nomeada da Presidência nas duas últimas gestões (2017-2020).

Possuo mais de 20 anos de experiência de mercado, dos quais destaco a minha atuação como diretora administrativo-financeira do Coleguium, grupo do segmento educacional, tendo participado da expansão da rede de ensino, por meio de implantação de novas unidades e fusões e aquisições. Ressalto também a minha jornada de 9 anos na Gasmig, empresa pública do setor de gás e petróleo, onde ocupei, dentre outros, os cargos de coordenadora de infraestrutura e analista de planejamento. Nesse período, além das atividades rotineiras, pude conduzir diversos projetos na área de facilities e de planejamento, neste caso, principalmente voltados para a inteligência de mercado e gestão de projetos.

Atuo na docência há mais de 16 anos e entre 2006 e 2019 estive como professora e pesquisadora na PUC Minas, onde lecionei disciplinas na graduação e pós-graduação sobre os temas Empreendedorismo, Inovação, Gestão de Projetos e Marketing. Além disso, coordenei o curso de Administração da PUC Minas Barreiro e os cursos de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos e MBA em Inteligência de Mercado.

Desde 2020, estou como professora efetiva na Universidade Federal de São João del-Rei.

No ecossistema de startups, sou mentora e apoio iniciativas empreendedoras, especialmente no ambiente universitário.

Acredito que “quem ensina, aprende duas vezes” e sou adepta ao “lifelong learning”.

Considero-me uma pessoa com energia, focada e que entrega resultados. Desafios me movem!


Pedro Paulo Coutinho

Especialista em Redes de Computadores e Bancos de Dados (PUC-MG) e graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (UNA-MG). Trabalha na Prodabel desde 1986, uma autarquia da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – PBH, exercendo o cargo de Analista do Escritório de Gestão de Projetos que tem como atribuições coordenar e promover ações de gerenciamento de projetos com base nas diretrizes de governo e alinhados com as estratégias da organização. Preside o Comitê de Gestão de Riscos da empresa desde 2018.

Possui a Certificação PMP® e é voluntário desde 2012 no Project Management Institute Brazil Minas Gerais Chapter – PMI/MG, trabalhando na Diretoria de Certificação e Desenvolvimento Profissional como Professor dos cursos Preparatórios para Certificação PMP® e CAPM®, na Diretoria de Filiação como líder da equipe do Projeto de Fidelização e Relacionamento com Filiados -PFRF e na Diretoria de Programas como membro da Célula de Aquisição do 8º e Coordenador da Célula de Logística do 9º e 10º Congressos de Gerenciamento de Projetos e 11º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos. Foi Diretor de Certificação e Desenvolvimento Profissional do PMI/MG no biênio 2017/2018 e atualmente é o Diretor de Filiação e Voluntariado. Desde 03/2019 representa o Project Management Institute Educational Foundation – PMIef® em Minas Gerais como Liaison. Atua como professor de cursos de pós-graduação e MBA em gestão de projetos em diversas instituições de ensino de Belo Horizonte e Minas Gerais.


Rodrigo Pasti de Macena

Pós graduado MBA em Gerenciamento de Projetos com ênfase em Tecnologia da Informação pela FGV e formado em Ciências da Computação, além de formação técnica em Processamento de Dados. Atua como Analista de Sistemas com 22 anos de experiência no mercado, sendo 21 em rede de lojas de eletrodomésticos(empresa de grande porte). Experiência em diversas linguagens de programação e ferramentas para desenvolvimento de softwares. Ao longo desses 22 anos de experiência, atuou em projetos de diversas outras áreas e finalidades da empresa. Atuou como Coordenador de Comunicação e Marketing do 15° CBGPL-ON realizado remotamente pelo PMI Distrito Federal em 2020 e como Gerente de Programas de PMO do PMI Santa Catarina em 2019. Atuou também voluntariamente como Diretor de Comunicação e Marketing no PMI São Paulo, além de toda experiência em trabalho voluntário que já desempenhou nos diversos capítulos do PMI Brasil. Trabalhou na equipe de Parcerias do 10º Congresso Mineiro de Gerenciamento de Projetos em 2015, no 11º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos realizado em Belo Horizonte em 2016, no 12º Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança realizado em Curitiba em 2017 e no 16º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos do PMI São Paulo também em 2017. Foi também o Gerente de Programa responsável pelo GPEmForma do PMI São Paulo e já atuou também como voluntário nos Branches Campinas e Sorocaba do PMI São Paulo. É apaixonado pelo trabalho voluntário que desempenha no PMI, pois gosta da ideia de que faz parte de um esforço para disseminação das boas práticas de Gerenciamento de Projetos, além de sempre poder ter contato com profissionais e pessoas do mais alto nível cultural e acadêmico.


Thiago Moreira Torres 

Graduado em Ciência da Computação pela UFMG e especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Profissional certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, CSM pela Scrum Alliance KMP pela Lean Kanban University e SAFe pela Scaled Agile.

Há mais de 10 anos no mercado de desenvolvimento de projetos de software, tem ampla experiência em gestão de projetos e liderança de equipes, desempenhando papéis como gerente de projetos, Squad Leader e Scrum Master.

Atualmente, ocupa uma posição full time Agile Project Manager/Squad Leader em projetos internacionais na CI&T, multinacional brasileira de soluções digitais, parceira na transformação digital de grandes marcas mundiais.

É professor de gestão de projetos e instrutor de cursos de metodologias ágeis de gerenciamento de projetos.

No Capítulo Minas Gerais do PMI, foi Diretor de Certificação e Capacitação Profissional e instrutor do preparatório para a certificação PMP. Também foi Executivo Nomeado pela Diretoria de Administração e Finanças e gerente do projeto do Congresso de Gerenciamento de Projetos. Por mais de 7 anos, foi colaborador do SERPRO e atuou em projetos de desenvolvimento de software para o Governo Federal, atendendo grandes clientes pelo Brasil, incluindo projetos de grande porte com a utilização de metodologias ágeis