Você sabe realmente gerenciar os riscos do seu projeto?

Quando falamos sobre riscos temos váias definições. A noção de risco é diversa, e muda de acordo com seu enquadramento. Na metodologia Risk Mangement Guide for DOD Acquisition (2002), o risco é definido como sendo “… a atenção dirigida à ocorrência de eventos futuros, cujo exato resultado é desconhecido, e com a forma de lidar com essa incerteza…”. Já de acordo com o Guia PMBOK® (2017), “risco é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto, como tempo, custo, âmbito ou qualidade”. De acordo com a APM (1997), “risco é um determinado evento ou conjunto de circunstâncias que, ao ocorrerem, terão efeito sobre a concretização dos objetivos do projeto”. O RAMP Guide, 2nd. Edition, define o “risco como sendo o impacto potencial de todas as ameaças e oportunidades que possam afetar a concretização dos objetivos de um investimento”. Por fim, a FERMA – Federation of European Risk Management Associations, adota a definição de risco conforme estabelecido na ISO/IEC Guide 73, ou seja, é a “combinação da probabilidade de um acontecimento e das suas consequências”.
Considerando todas essas definições, como podemos nos prevenir destes eventos? Como podemos tratá-los caso os mesmos ocorram?
Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Seu objetivo é maximizar a exposição aos eventos positivos e minimizar a exposição aos eventos negativos.
Mas você sabe realmente aplicar estes processos? Consegue tornar mínima a incidência dos eventos com efeitos negativos e maximizar os eventos com efeito positivo?

Por isso, o PMI-MG promove a toda sua comunidade a primeira turma do Custo Preparatório para Certificação RMP®. O curso preparatório acontecerá de 15/06/2018 a 14/07/2018. Não perca a pré-venda até 13/04/2018.
Não perca essa chance.

Quero me tornar um profissional em gerenciamento de riscos