Pedro Paulo Coutinho

Presidente

Especialista em Redes de Computadores e Bancos de Dados (PUC-MG) e graduado em Tecnologia emProcessamento de Dados (UNA-MG). Trabalha na Prodabel desde 1986, uma autarquia da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – PBH, exercendo o cargo de Analista do Escritório de Gestão de Projetos que tem como atribuições coordenar e promover ações de gerenciamento de projetos com base nas diretrizes de governo e alinhados com as estratégias da organização. Preside o Comitê de Gestão de Riscos da empresa desde 09/2018.

Possui a Certificação PM® e é voluntário desde 2012 no Project Management Institute Brazil Minas Gerais Chapter – PM/MG, trabalhando na Diretoria de Certificação e Desenvolvimento Profissional como Professor dos cursos Preparatórios para Certificação PMP® e CAPM®, na Diretoria de Filiação como líder da equipe do Projeto de Fidelização e Relacionamento com Filiados – PFRF e na Diretoria de Programas como membro da Célula de Aquisição do 8° e Coordenador da Célula de Logística do g° e 10° Congressos de Gerenciamento de Projetos e 11° Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos. Foi Diretor de Certificação e Desenvolvimento Profissional do PM/MG no biênio 2017/2018,

Diretor de Filiação e Voluntariado no biênio 2019/2020 e atualmente exerce o mandato de Presidente.

Dede 03/2019 representa o Project Management Institute Educational Foundation – PMlef® em Minas Gerais como Liaison. Em 10/2019 foi nomeado Mentor do Mentoring Program do PM/MG, que já rodou 2 ciclos completos. Atua como professor convidado em diversas instituições de ensino de Belo Horizonte e Minas Gerais desde 2014.

Fernando Souza

Vice-Presidente

Fernando Souza, é Agile Expert, Palestrante, Coordenador, Mentor, Voluntário, Pai, Marido, Motociclista. Possui Mestrado Profissional em Administração Organização, Gestão e Cultura (MSc.), MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Pós Graduação – Aperfeiçoamento em Administração Empresarial, Bacharelado em Sistemas de Informação.

Detentor das certificações: PMP® (Project Management Professional), PMI-ACP® (Agile Certified Practitioner) pelo PMI, PMO-CP® pela PMO Global Alliance; CSM® (Certified Scrum Master), CSPO® (Certified Scrum Product Owner) pela Scrum Alliance; KMP (Kanban Management Professional) pela Lean Kanban University, SAFe Agilist pela Scaled Agile, PACC (Professional Agile Coach Certified) pelo Agile Institute Brazil, CMP (Change Management Practitioner) pela PROSCI e Management 3.0.

Voluntário ativo no PMI-MG desde 2011, tendo atuado nos últimos 6 anos como Executivo Nomeado da Diretoria de Certificação e Desenvolvimento Profissional e outras frentes dentro do chapter, Congressos de Gerenciamento de Projetos, instrutor de curso Preparatório PMP, Mentor. É coordenador de cursos de Especialização em Agile na PUC-Minas e professor em Agile e Gerenciamento de Projetos, autor e coautor de artigos, criador de Workshops.

Marcelo Neves

Diretor de Administração e Finanças

Marcelo Neves, PMP, graduado em Administração com Ênfase em gestão de TI pela FUMEC, MBA Internacional em Gestão de Projetos pela FGV, com extensão em Planejamento Estratégico em Lausanne / Suíça.

Com mais de 15 anos de carreira, é certificado PMP e apaixonado por tecnologia e inovação. Tem ampla experiência em Gestão de Projetos (GP), consultoria empresarial e sólidos conhecimentos em implantação de Escritório de Projetos (PMO). Atuou em diversas áreas na iniciativa pública e privada coordenando equipes fixas e remotas.

Responsável por implementar e coordenar o PMO da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (SECOPA) e responsável pelos projetos de Saúde para as Copas, além de coordenar o Grupo de Planejamento Integrado de Proteção Pública para as Copas. Auxiliou na criação do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 pela SES MG em abril de 2020.

Sócio e fundador da MAPA Consultoria Empresarial a mais de 7 anos, prestando consultoria e atuando em gestão de projetos e processos, implementação de iniciativas globais e inovadoras, transformação digital, planejamento estratégicos e desenvolvimento de produtos.

Ademir Júnior

Diretor de Certificação e Desenvolvimento Profissional

Mestrando em Gestão de Engenharia de Processos e Sistemas, com especializações em Gestão de Tecnologia da Informação e MBA em Gestão e Liderança de Equipes de Alta Performance.

Desde 2008 atuando com gerenciamento de projetos e atualmente é o gestor do Escritório de Projetos da Prodabel (PMO) sendo responsável por toda a carteira de projetos de TIC de Belo Horizonte. Professor nas principais instituições de ensino de Minas Gerais onde ministra cursos e palestras na área de Gestão de Projetos, Liderança e Ágil.

Voluntário atuante no PMI-MG desde 2013, atualmente Diretor de Certificação e Desenvolvimento Profissional do capítulo, sendo responsável por todos os treinamentos, preparatorios e workshops.

Possui mais de 15 certificações internacionais entre elas se destacam: Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)®, Project Management Professional (PMP)®, Disciplined Agile Scrum Master (DASM), Disciplined Agile Senior Scrum Master (DASSM), Kanban Foundation (KIKF) e Scrum Foundation Professional Certificate (SFPC).

Leandro Cintra

Diretor de Comunicação e Publicidade

Leandro Pinheiro Cintra, PMP, CSM, PhD, Diretor de Comunicação e Publicidade. Possui graduação (2001) e mestrado (2004) em Engenharia Elétrica, doutorado (2013) e pós-doutorado (2018) em Administração, na linha de pesquisa de Gestão de Pessoas e Inovação, todos pela UFMG.

Atua há 20 anos como gerente de projetos com perspectiva tradicional e ágil, em empresas de segmentos como energia, telecom, siderurgia, saúde, tecnologia, logística, varejo, setor público, pesquisa, consultoria e inovação/startups. Professor de graduação, MBAs e Mestrado na região em diversas instituições desde 2005, atualmente lecionando na PUC Minas e Ibmec. Possui publicações nacionais e internacionais (Inglaterra, Portugal e México) em revistas acadêmicas, técnicas e capítulos de livros.

Voluntário do PMI MG como professor de preparatório e palestrante (ETMs e Webinars) de 2010 a 2013, em 2019 foi GP do 14o Congresso de Gestão, Projetos e Liderança, Executivo Nomeado da Diretoria de Programas, ganhando o prêmio de Executivo do ano e em 2020 atuou como Diretor de Programas no capítulo (com cerca de 50 voluntários envolvidos nas seguintes iniciativas – Congresso, Webinars/Meetups, WomenDay e GPemForma). Como voluntário fora do PMI, atuou ativamente no movimento empresa júnior, fazendo parte da diretoria por dois mandatos da CPEJr, além de ser fundador e primeiro presidente do Núcleo UFMG Jr.

Felipe Borges

Diretor de Filiação e Voluntariado

Especialista no Gerenciamento de Projetos Socioambientais com 11 anos de experiência – no âmbito do licenciamento ambiental nas esferas federal e estadual: Minas Gerais e Pará. Atuação e coordenação (no todo ou em parte) nos mais diversos instrumentos de licenciamento e gestão ambiental como EIA/RIMA, PCA, PBA, PGA, Condicionantes, TACs e Due Dilligences se configurando profissional de opinião especializada na Orientação Estratégica do licenciamento dos mais diversificados segmentos econômicos considerando o Setor Elétrico, Mineração e Infraestrutura.

Atuação no Planejamento Estratégico e Operacional do ambiente de projetos em PMOs. Concepção, planejamento, execução, monitoramento e controle de projetos e programas. Experiência em gestão de projetos socioambientais perpassa pela aplicação de metodologias ágeis como o Scrum e o Kanban. Possui as certificações, PMO-CP, IPMA-D, DASM, TKP e GRI (Em sustentabilidade).

Professor do Curso de Gerenciamento de Projetos da PUC-Minas e Mentor em Parceria com o PMI-MG. De modo voluntário labora atividades como Executivo da Presidência do PMI-MG na posição de líder do PMO Estratégico, Mentor de Alunos Pós Graduandos da PUC-MG e Membro da Comissão Científica do Evento Científico da Diretoria de Programas. Assessor de PMO em um Intercâmbio de Colaboração Técnica em Gestão de Projetos com o PMI Angola.

Leandro Rezende

Diretor de Interiorização e Alianças

Leandro Araújo Rezende, PMP, PSM, CSPO, MSc, MBA, é graduado em Ciência da Computação pela UNITRI, possui Mestrado em Administração pela UFU e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atua há mais de 18 anos como gerente de projetos, head de inovação e agile coach.

Possui experiência em projetos de Estruturação Organizacional, TI, Telecom e Finanças em organizações/clientes como Grupo Algar, Brain, Accenture, Abril, Claro, Vivo, TecBan, Bunge Fertilizantes e Unicred Aliança. Nesta última é também responsável pelas áreas de Inovação, Produtos e TI, conduzindo as atividades através de técnicas de gestão de projetos tradicionais e ágeis. Professor de cursos de Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos em instituições como UFU, ESAMC, SENAC, Pitágoras, UNA, Uniaraxa e UNIUBE.

Foi voluntário do PMI-MG de 2010 a 2018, onde atuou como Executivo Nomeado (2010 – 2015) e Diretor de Interiorização e Alianças (2016 – 2018 e 2021 – 2022). Coordenou as iniciativas do Branch Triângulo Mineiro e estruturou a formalização deste e dos Branches Norte e Sul de Minas junto ao PMI Global.

Bruno Dornelas

Diretor de Programas

Filiado ao PMI-MG e também voluntário da diretoria de programas desde Dez. 2017, pude usufruir muito dos benefícios de estar envolvido com o PMI. Colaborei em mais de 60 eventos entre palestras presenciais e webinars. Atuei como executivo nomeado pela mesma diretoria durante o ano de 2019 e como PO da célula de programação da jornada do conhecimento do PMI Brasil em 2020. Para o biênio 2021-2022, tenho a oportunidade de estar como diretor nomeado e desde já adianto que pretendemos surpreender a “nova comunidade” do PMI com muitos eventos de capacitação e de networking.

Certificado PMP-PMI, possuo graduação em administração e comércio exterior (Newton Paiva), MBA em negócios internacionais (FGV), especialização em gerenciamento de projetos (PUC Minas) e atualmente me dedico ao mestrado acadêmico em administração (UFES), onde desenvolvo pesquisas sobre Competências e Práticas, priorizando o campo do escritório de Projetos – PMO.

Como profissional, atuei em multinacionais de referência nos setores de óleo e gás, construção, mineração e operadores logísticos, completando quase 20 anos de aprendizado. A experiência se estende com mega projetos, com liderança de equipes multiculturais e também com projetos internacionais e em área remota.

Coisas boas acontecem quando você se envolve com o PMI Minas Gerais.

Junte-se a profissionais interessados no avanço e na disseminação das melhores práticas em Gerenciamento de Projetos!