Conscientização sobre Hipertensão Arterial #GPemForma
A pressão arterial, aquela medida quando você vai a uma consulta médica, é a pressão do sangue ejetado pelo coração quanto ele faz os seus batimentos. Já a Hipertensão Arterial em adultos acontece quando essa pressão se eleva a valores de pressão arterial sistólica ≥ 140 mmHg e/ou pressão arterial diastólica ≥ 90 mmHg, popularmente conhecida como “14/9”.
A famosa “pressão alta” é uma doença crônica não transmissível, na qual os benefícios do tratamento (não medicamentoso e/ou medicamentoso) superam os riscos. Ela possui duas etiologias, a primária e a secundária a outras doenças. A primária é a que mais afeta a população, ela surge com o avançar da idade, se inicia sem sintomas e é uma condição influenciada por vários fatores como: predisposição genética (histórico familiar de pressão alta), alimentação inadequada com excesso de sal (enlatados, industrializados, salgados…), sedentarismo, sobrepeso, obesidade, ingestão de álcool e excesso de estresse. Apesar de não apresentar sintomas, ela é o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração (uma das maiores causas de morte no Brasil) e renais.
Por isso é tão importante tomar as medidas necessárias para preveni-la, identificá-la precocemente e fazer o tratamento correto. O diagnóstico é feito pelo médico por meio da medida da pressão, então pegue essas dica: vá ao médico regularmente ou peça algum profissional da saúde habilitado para aferir a sua pressão. Um dos tratamentos principais consiste na adesão a um estilo de vida saudável, que é, também, a principal forma de prevenção: praticar atividades físicas (no mínimo 150 minutos semanais de atividades leves ou 75 minutos semanais de atividade física intensa), não fumar/parar de fumar, fazer consumo moderado de álcool, alimentação saudável com dieta rica em frutas, hortaliças, cereais integrais e baixo teor de sal, perda de peso e alívio de estresse.
Não perca tempo, sua saúde é sua prioridade. Vamos começar essa mudança juntos?