Gostaria de perguntar algumas coisas a você:
- É possível conseguir um maior empenho dos colaboradores na busca pela excelência?
- As mudanças em sua organização são feitas de maneira estruturada?
- Há muita resistência dos colaboradores ao novo?
- A visão e missão da sua organização estão bem claras à todos?
Hoje vivemos em um ambiente corporativo extremamente complexo, que faz com que tenhamos que pensar bem sobre essas perguntas e como tratá-las.
Para isso, surgiu um conceito relativamente recente, que tem como proposta principal revolucionar a forma com que gestores e líderes atuam dentro das empresas e vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Trata-se do Management 3.0 – termo criado pelo holandês Jurgen Appelo no livro Management 3.0 – Agile Developers, Developing Agile Leaders.
Na prática, uma das principais mudanças geradas pelo Management 3.0, é exatamente a forma de atuação do gestor ou líder. Vou explicar melhor usando a metáfora de que o gestor deve atuar como um jardineiro. Se olhar bem, um jardineiro não consegue fazer a semente crescer no momento exato ou na forma exata que determinou. Sabendo disso, o jardineiro atua no ambiente (adubando, regando, protegendo etc) e não diretamente na semente/planta. A ideia do gestor como um jardineiro nasce do reconhecimento de que, por se tratar de um sistema vivo, não é possível determinar em detalhes e com exatidão como que as pessoas devem ser comportar dentro de um time.
E é sobre isso que queremos conversar em nosso próximo Evento Técnico Mensal do PMI-MG, em Fevereiro! Ele será realizado dia 27/02/2018, às 19:00 horas no auditório da FGV (Fundação Getúlio Vargas), localizado na Avenida Prudente de Morais, 444 – Cidade Jardim, Belo Horizonte.
Venha entender conosco esse novo modelo de desenvolver sua equipe do projeto!