Que o gerente de projetos é peça fundamental para a execução de um projeto, não é segredo já sabemos, seja de curto, médio ou longo prazo. É responsável pela integração de todas as partes envolvidas ao longo do projeto. Leia mais sobre o Gerente de Projetos e suas atribuições.
Para alcançar um resultado satisfatório na entrega de um projeto, o gerente possui atribuições fundamentais que corroboram para esse resultado, dentre elas destacamos algumas como, gerenciar cronograma, recursos, equipe, riscos, comunicação, dentre outras atividades fundamentais. Proporcionando assim a integração do projeto e o gerente sendo capaz de analisar com antecedência as dificuldades e agir preventivamente proporcionando o bom desenvolvimento e alcançando o sucesso do projeto.
O que faz o GP
Como umas das atribuições do GP, o gerenciamento do cronograma possibilita que todas as atividades fora distribuídas, assegurando sua execução e, observando as exigências de prazo e custo.
No gerenciamento de recursos o GP é responsável por analisar os objetivos do projeto, estabelecendo processos que permitam que as atividades sejam concluídas de acordo com o orçamento autorizado.
Outra atribuição é o gerenciamento da equipe do projeto. Este gerenciamento possui grandes desafios ao GP, pois irá trabalhar com pessoas, sentimentos, liderança e treinamento, com isso, é preciso estabelecer metodologias que permitam a integralização da equipe, proporcionando esta integralização o GP ainda possibilitará a satisfação de sua equipe.
Todo projeto possui riscos, portanto, o GP experiente precisa ter consciência e, estabelecer processos que permita agir rapidamente oferecendo ações para minimizar ou extinguir os riscos que venham prejudicar o andamento do cronograma e as atividades do projeto.
E para que as atividades, processos e todas as áreas de conhecimento da gestão de projetos possam ter sintonias durante sua execução, o GP tem a atribuição e responsabilidade de estabelecer processos de comunicação eficazes para possibilitar que as informações do projeto sejam reunidas, documentadas e compartilhadas para todos os envolvidos do projeto.
Essas são algumas das atribuições do gerente de projeto e, para execução dessas atribuições exige-se do GP a aplicabilidade de conhecimento, competências, ferramentas e métodos para as atividades do projeto com objetivo de satisfazer todas as partes interessadas do projeto.
Quer saber mais sobre outras principais atribuições dos Gerentes de Projetos? Leia nossos próximos textos, e lembramos que dia 25 e 26 de Outubro de 2019 acontece o 14º Congresso de Gestão, Projetos e Liderança do PMI-MG.
Texto de Ramon Souza.