A ética no gerenciamento de projetos

O gerenciamento de projetos é a profissão de quem realiza atividades ligadas ao gerenciamento de um projeto, programa ou portfólio. Seja em organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

Ética é um conjunto de princípios e valores universais que servem para orientar as relações humanas, seja tendo como base a ação de um único indivíduo, seja de um grupo social ou mesmo de toda a sociedade.

Já a ética profissional é um conjunto de normas morais que regem a conduta no exercício de qualquer atividade em um ambiente de trabalho ou de um grupo de profissionais específicos.

Código de Ética e Conduta Profissional do PMI

Tendo essa ideia como base, o PMI organizou um Código de Ética e Conduta Profissional. Esse Código, disponível no site do PMI, tem como propósito ser um guia para a profissão de gerenciamento de projetos e deve nortear o comportamento de todos os membros do PMI, pessoas com certificação do PMI, voluntários e candidatos a alguma certificação do Instituto.

Os valores descritos como fundamentais para a prática de gerenciamento de projetos são responsabilidade, respeito, equidade e honestidade. O código ainda divide os padrões de conduta entre desejáveis (conduta que se deve manter como profissionais atuantes) e obrigatórios (princípios que limitam ou proíbem alguns comportamentos).

Responsabilidade

Princípios desejáveis: Deve-se tomar decisões baseadas nos interesses de toda a sociedade; só assumir tarefas que sejam compatíveis com as habilidades e qualificações que se possui; cumprir o que foi acordado; proteger informações sigilosas; e aceitar as responsabilidades e consequências resultantes das ações, ou omissões, realizadas.

Princípios obrigatórios: As normas e regulamentos da profissão devem ser apoiados; as condutas antiéticas ou ilegais devem ser denunciadas às pessoas e às entidades responsáveis, para resolução; as comunicações desses comportamentos devem ser baseadas em fatos; e as retaliações contra as denúncias devem passar por medidas disciplinares.

Respeito

Princípios desejáveis: Os comportamentos desrespeitosos devem ser evitados; as opiniões contrárias são ouvidas e respeitadas; deve-se agir sempre de forma profissional; e, em caso de conflito, deve-se conversar diretamente com a pessoa discordante.

Princípios obrigatórios: Não se faz uso de conhecimento ou posição para ser beneficiado em alguma decisão; as negociações são sempre baseadas em boa-fé; não se age de maneira a explorar outras pessoas; e o direito à propriedade é sempre respeitado.

Equidade

Princípios desejáveis: Agir com transparência no processo de tomada de decisão; a imparcialidade e objetividade são sempre avaliadas para serem corrigidas, caso seja necessário; as informações são compartilhadas de forma igualitária com todos que possuem acesso; e as oportunidades dadas são iguais para todos os qualificados. 

Princípios obrigatórios: Os conflitos de interesse são sempre revelados para as partes interessadas; a abstenção do processo decisório é sempre feita quando há conflito de interesses; não há premiação ou punição por considerações pessoais (como favoritismo, nepotismo ou suborno); não se faz discriminação (seja por sexo, raça, idade, religião, incapacidade, nacionalidade ou orientação sexual); as normas são aplicadas sem favoritismo ou preconceito.

Honestidade

Princípios desejáveis: Deve-se sempre ser verdadeiro nas ações; Deve-se compreender a verdade; As informações devem ser precisas e tempestivas; os compromissos devem ser assumidos de boa-fé; deve-se criar ambientes em que todos se sintam seguros em dizer a verdade.

Princípios obrigatórios: Não se é conivente com comportamentos enganosos, meia verdades ou omissões; e não se participa ou se pratica comportamentos desonestos. 

Processos para Ações de ética

De acordo com o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI, as infrações às definições nele estabelecidas podem resultar em sanções do PMI. O compromisso com a conduta ética, e em conformidade com o que foi estabelecido no Código, é considerado muito seriamente pelos profissionais de gerenciamento de projetos.

Quer saber mais sobre Gerenciamento de projetos? Não deixe de acompanhar nosso site e redes sociais.

Texto Clarice Pales