Em tempos de informações tão dinâmicas, as organizações têm buscado munirem-se de práticas de sucesso, para dialogar, acompanhar e gerenciar seus públicos. O Gerente de Projetos tem um papel estratégico nessas ações.
Este texto foi escrito principalmente para as empresas de comunicaçãocomo agências de publicidade e propaganda, marketing, assessorias de imprensa e seus colaboradores, mas pode servir para você também.
Poucos dessa área tem consciência de que o Gerenciamento de Projetos tem o PMBOK® como principal mentor das melhores práticas em projetos de todas as áreas.
O PMBOK® para quem não conhece
É uma sigla usada para nos referirmos a publicação chamada Guide to the Project Management Body of Knowledge (Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos) e foi escrito pelo Project Management Institute (PMI®). Nele estão contidas as melhores práticas que regem o gerenciamento de projetos. Importante ressaltar que o PMBOK® não é uma metodologia, pois não traz especificidades por área. Várias metodologias de gerenciamento foram inspiradas nele.
Separado por 10 áreas de conhecimento, que são: Escopo, Prazo, Custo, Qualidade, Recursos, Comunicações, Riscos, Aquisições, Stakeholders e Integração, o Guia PMBOK® aborda, também, o papel e as competências do gerente de projetos, como exemplo o Triângulo dos Talentos que engloba as Habilidades Técnicas, Habilidades Estratégicas e de Negócio e Habilidades de Liderança.
Inclusive ele conceitua o Gerenciamento de Projetos assim:
“É a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados”.
Mas eu trabalho com Comunicação
Já está se perguntando qual a relação do PMI®, PMBOK® com comunicação? TUDO.
Mas não é feito só para a área de engenharia e tecnologia de informação? NÃO.
As empresas de comunicação trabalham o tempo todo com projetos, isso nós sabemos. Por que não estar alinhada as práticas propostas pelo PMI®, que é uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos, com mais de 700.000 membros em todos os países do mundo?
Todos ou quase todos os processos nas empresas de comunicação estão no PMBOK®. Quando aparece o job e faz o briefing com o cliente é o TAP. Envia as ações que é o escopo. Planeja o orçamento, budget, fluxo de caixa, fee, BV. Alinha as expectativas do cliente com a equipe de criação. Orça e contrata mídias, ferramentas, impressões.
Está mais que na hora das empresas de comunicação e seus colaboradores se aliarem a quem tem a maior credibilidade mundial na área de gerenciamento de projetos. As atividades do PMI® acontecem em mais 250 capítulos e 30 comunidades de prática. Essas comunidades, abertas a membros do PMI® e dirigidas por voluntários, dão suporte para a troca de conhecimento e para redes de trabalho, pontos centrais da missão do Instituto.
O capitulo do PMI® de Minas Gerais completa 20 anos de existência em 2019. Se quiser saber mais, acompanhe as redes sociais e o site. São workshops, webinars, congresso, cursos e muito o que aprender com quem mais entende de gerenciamento de projetos.
Quero saber mais sobre Gerenciamento de Projetos
Um grande abraço,
|