Ser voluntário no PMI é diferente

Por Lucas Bomtempo | Diretor de Comunicação e Marketing

O voluntariado sempre esteve presente na minha vida de alguma forma, seja através de ações sociais, na igreja ou na comunidade que morava.

Quando estava realizando minha Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos na PUC Minas, os professores apresentavam e falavam da sua experiência atuando como voluntários do PMI com muita alegria e empolgação, aquilo me enchia de vontade de participar e fazer parte daquilo.

Até que surgiu uma vaga de voluntariado para Diretoria de Comunicação em Abril de 2018 e resolvi me candidatar, mesmo sem entender direito como funcionava e o que iria encontrar por lá.

Na época, o linkedin ainda não era uma rede tão conhecida, mas tínhamos o facebook. Nele encontrei a responsável pela vaga e logo mandei uma mensagem, informando meu grande interesse e vontade em fazer parte dessa comunidade. Logo recebi um retorno: “Lucas, você está dentro.” Aquele aceite mudou tudo. 

Eu havia encontrado uma comunidade onde me encaixava, que compartilhava minha fome de “propósito” e que estava disposta a se engajar em uma luta compartilhada para fazer as coisas acontecerem. Desde aquele dia, não saí mais do PMI.

Existem muitas razões para ser/estar voluntário no PMI.  O voluntariado pode ajudar a construir sua rede profissional, identificar oportunidades de carreira, manter sua certificação e aprimorar soft skills importantes para o mercado de trabalho e muito mais. Contudo, o que mais se destaca para mim é se conectar com pessoas – como sempre falo – “gente boa e boa gente”, que não seria possível, se não fosse o PMI.

Apesar de ser clichê, quando você atua como voluntariado do PMI é notório que boas coisas acontecem quando estamos envolvidos. É como um mantra, você acredita e acontece.

Em sua essência, no entanto, a maioria dos voluntários são motivados por impulsos mais altruístas – conforme palavras da última dinâmica realizada pela diretoria de comunicação no mês passado – “crescimento”, “ser útil de todas as maneiras possíveis”, “fazer a diferença”, “fazer conexões e networking”. Sempre pensando em desenvolver, mas em equipe. Sozinho chegamos mais rápidos e juntos chegamos mais longe.

“Mas porquê participar do PMI? Você recebe algo?”

A minha resposta para essa pergunta nunca é singular. Quando oferecemos nosso tempo, especialmente quando o fazemos de graça, temos que ter um argumento bastante convincente para fazê-lo e as vezes, não conseguimos traduzir e transcender nossos sentimentos em palavras. 

Amo fazer parte desta comunidade, não apenas por pertencer, mas por tudo que realizamos e fazemos pelos outros. A parceria e a conexão são algo que não experimentei em nenhum outro lugar. Obrigado por tanto, PMI! Coisas boas aconteceram, acontecem desde que cheguei por aqui e sei que melhores ainda está por vir.

Vamos juntos!

Abril/2023

Lucas Bomtempo | Diretor de Comunicação e Marketing

Deixe um comentário