Boas-Vindas do Presidente

Pedro Paulo Coutinho – PMI Minas Gerais | 2023-2024

Entrei no PMI®️ e em seguida no PMI-MG para obter a Certificação PMP®️. Esse é o motivo mais comum para a filiação ao instituto. Quando fiz o Curso Preparatório em 2012, me deparei com o trabalho voluntário realizado por feras como Rosânia Fernandes, Roberto Gattoni, Rafael Velasquez, Reinaldo Lima, Gustavo Teixeira e tantos outros. Aquele espírito de voluntário me contagiou e até hoje não fui “curado”, e nem quero ser. De lá para cá já são mais de dez anos de voluntariado ininterruptos, passando por pelo menos três diretorias, e colecionando dezenas de desafios de tirar o fôlego.

Penso no trabalho voluntário como um barco navegando no oceano. Normalmente entramos como passageiros e, aos poucos, assumimos tarefas simples que vão exigindo esforço e comprometimento maior a cada dia, a cada entrega, e a cada desafio. Alguns remam e outros desembarcam, e tudo bem. Sempre fui dos que remam, e daqueles que ajudam na capacitação e motivação dos demais, já que devemos sempre remar para o mesmo lado. O segredo para vencer as ondas é o engajamento, não apenas embarcar…, mas remar em sincronia, e mesmo nas adversidades quando parece que remar não está surtindo efeito algum.

Nos últimos anos além de ondas, enfrentamos tempestades e, nessa hora, separamos os “adultos” das “crianças”, pois aqueles que embarcam e não remam pesam como os demais. Os “adultos” remam sempre, mesmo com remo quebrado, ou sem remo… usamos as mãos se preciso for. Decidi colocar meu nome à disposição dos filiados para mais um mandato em prol de um bem maior, pois a função do presidente, além de remar, é traçar as rotas, direcionar o capítulo e, quando necessário for, corrigir o rumo para não desviar dos objetivos. Cuidado com o que deseja, pois pode se tornar realidade…

Convido todos os filiados, voluntários, diretores, conselheiros e membros da nossa comunidade de gerenciamento de projetos para embarcarem na expedição 2023/2024, pois já estamos a todo vapor. Tragam seus remos, pois faremos história como já é praxe no capítulo de Minas Gerais.

“Coisas boas acontecem quando nos envolvemos com o PMI®️”.

Deixe um comentário