Curva S – Uma maneira eficiente de mostrar planejado x real do projeto

A curva S é um dos relatórios mais populares quando realizamos o acompanhamento de obras e queremos apresentar o progresso realizado x planejado. Apesar disso ainda surgem muitas dúvidas na utilização e na interpretação dos dados dessa poderosa ferramenta. O objetivo do artigo é apresentar a curva S, sua intepretação e benefícios e no final do artigo, está disponibilizado um template para ser utilizado em formato.xlsx totalmente editável para uso.

O que é a CURVA S?

A curva S é um gráfico, em sua grande maioria das vezes em formato de S, que mostra o resultado acumulado do inicio ao fim do avanço físico ou volume financeiro das atividades de um projeto. 

A curva S é utilizada constantemente para avaliar se estamos indo conforme nosso planejamento, mostrando de forma visual se a curva da situação “Real” está acima, abaixo ou sobreposta a situação “planejada”.

Como interpretar a CURVA S?

É importante sempre avaliar qual tipo de informação podemos extrair de um gráfico como a curva S. Existem duas interpretações básicos que demonstram se nosso projeto está adiantado ou atrasado conforme planejado.

  1. Deslocamento horizontal: Caso haja um deslocamento horizontal podemos verificar se o projeto está atrasado ou avançado conforme planejado. Se o deslocamento for para a esquerda significa projeto atrasado, se o deslocamento for para a direita significa projeto adiantado.
  2. Deslocamento vertical: Podemos avaliar se os avanços físicos e/ou financeiros estão conforme planejados.

É importante sempre levar em considerações outros fatores além da curva S para tomada de decisões e entender que em um projeto é natural que haja variação e oscilações nessa curva ao longo de sua execução, entretanto é desejável que as duas linhas da curva S caminhem sempre o mais próximo possível.

Vejamos um exemplo abaixo ilustrando o acompanhamento de um projeto relativo ao progresso físico acumulado. Esse projeto estava adiantado na semana 02, porém na semana 04 houve um atraso e um descolamento das curvas e esse atraso só foi recuperado na semana 10.

Quanto ao planejamento financeiro vamos ao exemplo mostrado abaixo. Até a semana 04 o projeto estava abaixo do orçamento previsto com um delta sempre positivo, entretanto a partir da semana 05 o projeto excedeu o orçamento e nunca mais conseguiu voltar ao valor planejado anteriormente. Na semana 06 já conseguimos verificar que o valor desembolsado já excedeu o orçamento total do projeto previsto inicialmente.

Template disponível em excel abaixo

No link abaixo é possível realizar o download de um modelo de curva S feito em excel. O link está em modo leitura, dessa forma basta fazer o download para sua máquina.

https://drive.google.com/file/d/1u8CK5Vi6w_Iu_yXKnLZErJdEuJIGRtmQ/view

A primeira aba permite a entrada dos dados, a segunda aba representa a curva S do avanço Físico e a terceira aba representa a curva S do avanço financeiro. A planilha é totalmente editável, dessa forma pode ser customizada conforme sua demanda.

Conclusão

A Curva S é uma ferramenta muito poderosa, use e abuse dela em seus projetos, mas cuidado na utilização e interpretação das informações, ela nunca deve ser utilizada sozinha para as tomadas de decisão, entretanto pode nos ajudar muito principalmente quando há grande descolamento horizontal ou vertical da curva real com a curva planejada.E você utiliza a curva S nos seus projetos? Acha um método eficiente? Deixe nos comentários sua opinião e sugestão.