GP em Forma no Home Office – Em tempos de incertezas, algumas coisas precisam permanecer iguais, mas algumas necessitam ser atualizadas e o PMI-MG não para de se renovar. Uma das mudanças aconteceu com o nosso evento de práticas esportivas. Conforme combinado com outros capítulos, o AgilizaGP agora vai se chamar GP em Forma.
O GP em Forma chega com um formato diferente, começando pela logo, que agora está mais colorida e alegre.
Dentro das ações do GP em Forma, vamos trazer para vocês além dos eventos esportivos, artigos e dicas sobre saúde e qualidade de vida na empresa e na vida pessoal.
E para começarmos com o pé direito, vamos iniciar falando sobre alguns cuidados que devemos ter neste período da pandemia do Coronavírus.
Muitos de vocês, gestores de projetos, se já não tinham o Home Office como opção de trabalho, começaram a trabalhar desta forma neste momento de alerta com a saúde. E com tantas mudanças repentinas, adaptações estão sendo feitas para que o trabalho em Home Office seja eficiente.
Mas não somente a empresa tem que se adaptar ao novo formato de trabalho, você também tem que se adaptar a esta nova realidade. E é sobre isso que vamos falar.
Como está sendo o trabalho em Home Office para você? Quais mudanças e cuidados devemos ter para não perder o rendimento com distrações e não afastarmos de nossa equipe? Como devemos cuidar da nossa saúde, mesmo trabalhando em casa?
10 dicas para o trabalho Home Office
1- Separe um lugar para trabalhar que seja tranquilo, confortável e o mantenha organizado.
É fundamental que você tenha um espaço para trabalhar, organize-o de forma que você tenha próximo a você todos os recursos necessários, como notebook, impressora, scanner e celular.
2- Mantenha a rotina normal
O Home Office precisa de rotina e exige muita disciplina e concentração. Estabeleça regras cotidianas, mantenha horários regulares para se alimentar, defina o horário que vai iniciar e terminar de trabalhar. Antes de começar, tire o pijama e se arrume para trabalhar, não precisa colocar um terno, mas esteja preparado para uma eventual vídeoconferência.
3- Comunique limites para os familiares
Comunique aos seus familiares o horário que estará trabalhando e peça para que não o interrompa neste período. Assim você terá mais tranquilidade e concentração para trabalhar.
4- Estabeleça tarefas
Planejar as tarefas com antecedência é fundamental para o sucesso do trabalho (isso independente de ser Home Office ou não). Crie uma lista com as tarefas a serem feitas (diárias, semanais, mensais), defina o grau de importância para cada uma delas, separe por prioridades e respeite o prazo de entrega. Mantenha essa lista atualizada, ela irá ajudar a mensurar seu desempenho e vai manter você e sua equipe atualizada, por isso atualize-a diariamente.
5- Defina a comunicação com sua equipe
Um dos problemas mais comuns dentro de empresas é a falta de comunicação ou a falha dela. Por isso defina com sua equipe qual será a melhor estratégia de comunicação entre vocês. Qual meio de comunicação irá usar: Skype, Zoom, Google Hangouts, Whatsapp?
6- Cuide da qualidade de vida
Reserve momentos na sua agenda para pequenas pausas, levante da mesa, ande pela casa, faça alongamentos e beba água. Ter esses cuidados vai fazer com que o trabalho fique menos exaustivo, alivia o estresse, eleva a concentração, aumenta a criatividade e melhora a tomada de decisão.
7- Paciência e empatia
Qualquer processo de mudança exige um tempo de adaptação e terá desafios inesperados. Nem todos têm a mesma rapidez de entendimentos, por isso, se um colega estiver com dificuldades, se proponha em ajudar e evite conflitos.
8- Esteja perto, mesmo estando longe
Não é porque o trabalho é Home Office e porque você está longe de sua equipe que seu trabalho é individual. Reserve um horário em sua agenda para você ouvir seus colaboradores e falar de questões não urgentes. Como diz um amigo, “tenha empatia virtual”. Trate sua equipe da mesma forma que se tratam pessoalmente, com conversas menos formais e descontraídas nos momentos em que a formalidade não for exigida.
9- Mantenha o relacionamento pessoal
“Eu tenho um melhor amigo no trabalho”. Esta fala ilustra o poder das amizades no local de trabalho. Os relacionamentos sociais contribuem muito com a redução de conflitos improdutivos dentro das empresas. Para não quebrar este bom relacionamento entre os colaboradores, use os primeiros minutos de sua reunião para que todos possam falar um pouco sobre como foi o final de semana. Crie um chat onde as pessoas possam discutir assuntos como esportes, filmes, promoções, entre outros assuntos. Façam um café virtual, combine com sua equipe a pausa, cada um pega seu café e através de uma vídeo conferência vocês ficam conversando uns minutinhos.
10- Promova ações de descontração com sua equipe
Pequenas ações, mas pontuais, podem trazer resultados significativos para sua equipe. Planejar ações de descontração faz com que sua equipe se sinta mais motivada. Ações como um jogo, por exemplo, que desafie seus colaboradores a trabalharem em equipe pra alcançar um resultado desejado. E isso pode ser realizado mesmo de forma virtual. Se quer deixar ainda tudo mais leve, ações que não envolvam o trabalho como, mandar mensagens, GIFs engraçados (mas sem ofensas) ou até mesmo fotos, são bem vindos.
Lembre-se, a mudança é passageira já a compreensão e a aceitação são fundamentais para amenizar e superar a dor do momento.
Texto: Marília Cruz