Liderando o lado humano das transformações

No día 23 de julho tivemos o prazer de apresentar o webinar “Liderando o lado humano das transformações” em parceria com o PMI Minas Gerais Chapter. Este webinar é uma versão em português do original em inglês no portal ProjectManagement.com do PMI, que tem sido muito bem recebido pela comunidade internacional de gerentes de projetos, recebendo nota de 4.2 sobre 5. Nesta versão em português a avaliação também foi excelente: mais de 70% dos participantes se declararam muito satisfeitos com o conteúdo e o palestrante!

Durante o webinar se abordou o lado humano de três componentes importantes das transformações: adoção de tecnologia, de mudança das formas de trabalhar e aumentar a entrega de valor. Se abordou como a mudança cultural é necessária para aumentar a agilidade do negócio, usando exemplos da vida real e metáforas que ajudaram aos participantes a visualizar como fazer dançar o elefante!

O alto nível dos participantes se refletiu na qualidade das perguntas. Uma delas se referia a qual seria o principal disparador das mudanças nas organizações. Na experiência do autor, a maioria das organizações não muda por vontade própria, mas por pressões externas.

Outra pergunta muito pertinente, questionava como agir com diretivos que oferecem resistência. Neste ponto existem vários recursos: um, a habilidade do líder de mudanças, que conhecendo o processo de mudança individual pelo que passa o diretivo, entende que este caso exige domínio da escuta ativa. Segundo, as capacidades de implementar a rede que promove a mudança, a qual deve contar com sponsors e diretivos que apoiem a iniciativa de mudança, pois está ajudará a que adoção da mudança seja mais rápida.

Sobre como administrar as diferencias culturais ou geracionais, o apresentador ressaltou a importância de nunca excluir ou separar indivíduos! Nunca excluir aquele que parece resistente ou juntar os que parecem afins. Diferenças sempre existirão, o essencial para o líder é conseguir que atores diferentes trabalhem por uma visão e proposito comum.

Por último se compartilhou um desconto promocional imperdível, exclusivo para os amigos do PMI-MG:

Curso online para obter a certificação internacional em Change Management pela APMG, a mais completa do mercado e com mais de 23.300 profissionais certificados no mundo inteiro!
Próxima turma Agosto 15, 22 e 29, sábados das 8am as 14hrs.

Com o cupom PMI-MG sai por US$274 (aprox. R$1400)

Informações e inscrições em https://ipa.improving-performance.com/courses/change- management-BRPT

Adicionalmente: desconto de 50% no programa online “Professional Leader” com o código LCA50, acesse em https://professionalleader.com.br/

O apresentador Luis Cáceres agradeceu o dedicado trabalho da equipe de voluntários do PMI-MG, cujo esforço permitiu compartilhar este conteúdo, contribuindo ao desenvolvimento profissional de um público tão qualificado.