symbols-o-que-e-o-pmi

PMI Project Management Institute

O PMI é a maior associação de membros profissionais do mundo sem fins lucrativos para a profissão de gerenciamento de projetos, programas e portfólio. Fundado em 1969, o PMI oferece valor para mais de 2,9 milhões de profissionais que trabalham em quase todos os países do mundo através de colaboração, educação e pesquisa.

O PMI avança carreiras, melhora o sucesso organizacional e amadurece ainda mais a profissão de gerenciamento de projetos através de seus padrões mundialmente reconhecidos, certificações, recursos, ferramentas de pesquisa acadêmica, publicações, cursos de desenvolvimento profissional e oportunidades de networking.

Seu trabalho auxilia mais de 700.000 membros, profissionais certificados e voluntários em praticamente todos os países do mundo a aumentar o sucesso das suas empresas, evoluir em suas carreiras e tornar a profissão mais madura.

Visando melhor organização, o PMI possui sua sede nos Estados Unidos, porém possui

representações em quase todos os países a qual chamamos de capítulos (em Inglês, Chapters), com intuito de disseminar o tema de gestão de projetos.

Sobre Projetos

Segundo o Project Management Body of Knowledge (PMBOK) do Project Management Institute (PMI), Projeto é um “esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.” A construção de uma casa, desenvolvimento de uma aplicação, mapeamento de processos da empresa, tudo isto pode ser considerado um projeto, uma vez que são eventos que possuem início e fim bem definidos e produzem produto, serviço ou resultado únicos.

As empresas estão adotando cada vez mais a metodologia do gerenciamento de projetos, tanto o tradicionais quanto os métodos ágeis, com o intuito de se tornarem mais competitivas e inovadoras perante o mercado, pois essas metodologias permitem a entrega dos objetivos propostos pela empresa, sem a interrupção das rotinas da empresa.

O sucesso de um projeto é definido pelo PMBok como a medição de qualidade do produto e do projeto, pela pontualidade, pelo cumprimento do orçamento e pelo grau de satisfação do cliente.

Normalmente a visão de projetos pode ser aplicada em nosso dia a dia, mas é essencial que os projetos sejam realmente encarados como projetos, isto é, estipulando os prazos, custos, recursos e os objetivos, pois assim, a possibilidade de serem finalizados com êxito aumenta.