Síndrome de Burnout

Você, Gerente de Projetos, já apresentou indícios da Síndrome de Burnout? Você sabe o que significa e como isso afeta a sua saúde?  Possuir uma rotina exaustiva, sem realizar um período de descanso pode impactar intensamente e contribuir para o surgimento do Burnout. Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto?

A Síndrome de Burnout, também chamada de Síndrome do Esgotamento Profissional, é definida como um distúrbio emocional que reflete com sintomas relacionados à exaustão excessiva, estresse e esgotamento físico, que são reflexos de um trabalho desgastante atrelado a uma demanda intensa de responsabilidades.

Nesse sentido, por afetar consideravelmente o emocional do profissional, a Síndrome de Burnout pode desencadear depressão, além de estar presente o nervosismo, sofrimentos psicológicos e tendo uma repercussão até mesmo na saúde física. Dentre os sinais e sintomas que contribuem para essa síndrome, podemos destacar cansaço excessivo, dor de cabeça frequente, insônia, sentimento de fracasso e insegurança, alterações repentinas de humor, fadiga, alterações dos batimentos cardíacos, entre outros.

Além disso, o diagnóstico é realizado por profissional especialista, seja ele psicólogo ou psiquiatra, de acordo com a demanda apresentada pelo paciente para que um tratamento seja estabelecido de acordo com as particularidades de cada um. Associado ao acompanhamento de um profissional qualificado, a prática de atividade física regular contribui para que os sinais e sintomas da Síndrome de Burnout sejam amenizados ou retardem o seu aparecimento.

Com isso, caso se identifique com o assunto apresentado, procure ajuda de um profissional especialista, tenha uma rede de apoio nos seus amigos e familiares, e o mais importante, não deixe de cuidar da saúde mental e praticar exercícios físicos.

Referencia:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout#:~:text=S%C3%ADndrome%20de%20Burnout%20ou%20S%C3%ADndrome,demandam%20muita%20competitividade%20ou%20responsabilidade.

Deixe um comentário