O Project Management Institute (PMI®) é uma instituição sem fins lucrativos criada nos Estados Unidos em 1969 com a finalidade de promover avanços nas técnicas de gerenciamento de projetos através da qualificação profissional.
Vivemos numa sociedade em que a competição e o rápido avanço tecnológico são realidades. Dessa maneira, se faz cada vez mais necessária a capacitação qualitativa dos profissionais dos diversos setores da economia. Pensando dessa maneira que o Project Management Institute vem promover essa capacitação.
Hoje, essa organização é a única que possui seu processo de certificação não só reconhecido em todo mundo, como também pela International Organization for Standardzation (ISO). Este processo prevê cinco categorias de certificação, descritas nas seções seguintes: CAPM®  PMP®  PgMP®  PMI-SP® e PMI-RMP®.
A credencial Project Management Professional (PMP®) foi criada em 1984 e consiste na certificação da qualidade profissional individual promovida por pelo PMI® e reconhecida em todo o mundo, tanto no que diz respeito ao conhecimento quanto à experiência necessária ao bom desempenho da missão de gerenciar projetos.
A certificação CAPM® foi criada com o objetivo de viabilizar a certificação de membros de equipe e gerentes de projeto e até estudantes (2º Grau Completo) que estão iniciando nas carreiras de Gerenciamento de Projetos. Esta certificação tem como objetivo beneficiar profissionais de todas as áreas, pois demonstra o interesse do profissional no ganho de conhecimentos em processos e terminologias de gerenciamento de projeto.
A certificação PgMP® foi lançada em 2007 e é voltada para gerentes de programa, que na definição do PMI® é “um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. Programas podem incluir elementos de trabalho relacionados fora do escopo dos projetos distintos no programa”.
A certificação PMI® Scheduling Professional foi criada com o objetivo de validar a experiência e conhecimento inerente à programação e elaboração de cronogramas de projeto. Em decorrência dos projetos terem se mostrado maiores, mais complexos e mais diversos globalmente, o mercado sugere que risco e cronograma sejam tratados como aspectos chave de um projeto.
A certificação PMI-RMP® comprova a capacitação em termos de habilidades e conhecimentos dos profissionais credenciados para atuarem em projetos críticos, através da identificação e mapeamento de riscos, definição de respostas (mitigando ameaças e capitalizando oportunidades) e comunicando os riscos.
Em alinhamento com as expectativas e demandas do mercado no sentido de destacar papéis específicos nos time de projeto, o Departamento de Certificação do PMI® identificou a necessidade de introduzir duas novas credenciais no ano de 2008: uma das certificações será destinada a Gerenciamento de Riscos e a outra a Gerenciamento de Cronogramas (Scheduling).
Em caso de dúvidas ou informações entre em contato conosco pelo e-mail certificacao@pmimg.org.br.