Leandro Rezende – PMI Minas Gerais | 2023-2024
Sempre me perguntam…
Mas porque você é voluntário do PMI-MG?
Você não ganha nenhum dinheiro com isso, como assim?
Mas você atua nas horas que seriam de lazer?
O que você ganha com isso?
Quantos funcionários o PMI-MG possui?
Seria simples responder a esses questionamentos de forma rápida e direta, mas seria evasivo e a pessoa ainda sairia com dúvidas, logo tento fazer um breve resumo de como respondo a essas dúvidas.
Em meados de 2010, o PMI-MG já realizava eventos de sucesso em Belo Horizonte, porém as iniciativas ainda eram tímidas no interior do estado, principalmente em Uberlândia, cidade onde resido. Diante dessa falta de ações na região, resolvemos estabelecer um contato com o PMI-MG para analisar a possibilidade de termos um braço do capitulo de Minas na região do Triangulo Mineiro e Alto Parnaíba. Prontamente, a diretoria da época nos respondeu que sim, desde que tenhamos uma planejamento de crescimento e uma equipe engajada, afinal no passado já tiveram uma experiência de insucesso na região. Logo pensamos… e agora ? Nunca havíamos feito um planejamento estratégico sem fins lucrativos e também gerenciado equipe de voluntários… Não foi fácil… mas aprendemos algo novo. Primeiro motivo de ser voluntário PMI-MG – aprender algo novo sempre.
Com a regional do Triangulo Mineiro aprovada era necessário realizar eventos na cidade… de novo, como fazer evento ? quais seriam os riscos ? evento sem orçamento que é necessário apenas não dar prejuízo ? Mais uma vez, foi necessário fazer conexões, parceiros, novos voluntários, palestrantes, etc.. Segundo motivo de ser voluntário PMI-MG – networking local constante.
Com a etapa de eventos superada, era hora de formalizar nossa regional junto ao PMI Global, para efetivamente termos a chancela oficial global… E lá vamos nós … Como assim ? Fazer um business plan em inglês demonstrando todo um estudo da região ( empresas, universidades, benefícios para a comunidade, riscos, previsão de crescimento, alinhamento estratégico com o PMI-MG e PMI Global) ? AH… se não fosse o networking virtual global… buscamos case de outros países através de contato com outros voluntários empolgados em nos apoiar…. Terceiro motivo do voluntariado….
Tínhamos então, o primeiro Branch do estado de Minas Gerais, e depois mais um Branch no Norte e ainda uma regional no Sul do estado.
Ao assumir uma posição de liderança no capítulo, líder do Branch Triangulo Mineiro, Diretor de Interiorização e Alianças por dois mandatos e atualmente como Vice-presidente é notório receber alguns convites para palestras, fazer mentoring, ajudar na estruturação de novos projetos sociais … tudo isso sem ganhar “dinheiro”, mas “ganhando” satisfação em realizar um trabalho bem feito, aprender sempre com os mais experientes, poder ajudar quem está começando na carreira, e principalmente, fomentar o desenvolvimento da comunidade de gestão de projetos, não só em Minas, mas no Brasil e América Latina.
Diante disso, o trabalho voluntário nos dá visibilidade no mercado, que com certeza poderá abrir portas para novos desafios profissionais, atuar com professor, palestrante, consultor,… mas o melhor de tudo é poder trocar experiências com voluntários do mundo todo.
Um abraço e seja um voluntário PMI-MG, afinal, boas coisas acontecem quando você se envolve com o PMI.